Existe legítima família Castelo Branco no Piauí?

A família Castelo Branco é antiga e tradicional na antiga Metrópole, talvez remontando ao século XIII. Os Castelo Branco adotaram as armas da Casa Real Silva, à qual foram ligados por laços de parentescos ao serem nobilitados no século XVII, através do casamento de D. Maria da Silva, 5ª Senhora de Belas, com Dom Antônio Castelo Branco da Cunha, 11º Senhor de Pombeiro (1620-1675). Para diferenciarem-se dos Silva, os Castelo Branco alteraram seu brasão, e mudaram simplesmente a cor do campo , permanecendo a cor da língua e das armas do Leão Rampante dos antigos reis de Leão e Astúrias. Os Castelo Branco, da cidade Castelo Branco (Beira Baixa) tem devoção particular a Nossa senhora de Mércoles (Carneiro da Silva, 1991).

 cbr1.jpg - 72.69 KB
BRASÃO DOS CASTELO-BRANCO. UM LEÃO DE OURO, ARMADO E LAMPASSADO DE VERMELHO. TIMBRE: O LEÃO DO ESCUDO. FONTE: http://www.buratto.org/gens/heraldica/Castelo.html 

Leia mais: Existe legítima família Castelo Branco no Piauí?

A origem da família Fontenele

A família Fontenele é uma das mais tradicionais do Piauí, com descendentes espalhados principalmente por toda a região norte do estado, o nome Fontenele, conforme a história Francesa, originou-se em Fonte Nova, Abadia de Fontenelle – França.

A Abadia de Fontenelle foi criada em 1337 por Jeanne de Valois e em sua volta formou-se uma comunidade chamada de Fontenelle, onde seus moradores eram chamados de “*** de Fontenelle”.


BRASÃO DA FAMÍLIA (Fonte: http://osfontenelle.blogspot.com.br/). O NOME DA FAMÍLIA, ORIGINALMENTE ERA ESCRITO COM DOIS L’S (FONTENELLE), E DURANTE MUITO TEMPO OS DESCENDENTES FAZIAM QUESTÃO DE GRIFAR O NOME DESTA MANEIRA. DEPOIS COM A MODERNIZAÇÃO DO ALFABETO, O SOBRENOME PASSOU A SER ESCRITO COM UM L. 

 

Leia mais: A origem da família Fontenele

www.000webhost.com