Print Friendly, PDF & Email

Um grupo de sete aventureiros da cidade de Piripiri, resolveram comemorar o dia do Piauí de forma diferente, encararam nos dias 19 e 20 de outubro de 2018 uma empreitada nada trivial, percorreram de caiaque os 38km pelo Rio Parnaíba e Rio Igaraçu entre o povoado Barra do Longá em Buriti dos Lopes-PI e a Beira Rio em Parnaíba-PI, além dos piripirienses, a expedição intitulada “Expedição Ventania” contou com a participação de mais três caiaqueiros de Teresina e dois de Parnaíba.


PERCURSO DA “EXPEDIÇÃO VENTANIA”, BARRA DO LONGÁ -> BEIRA RIO EM PARNAÍBA

 


PREPARATIVOS PARA A SAÍDA NA BARRA DO LONGÁ EM BURITI DOS LOPES

 


MOMENTO DE ORAÇÃO DO GRUPO

 


TODOS PRONTOS PARA A EMPREITADA

 


SEGUINDO RUMO À CIDADE DE PARNAÍBA

 

A expedição contou com equipes de apoio em lancha e em terra, foram 10h de remadas no dia 19 com algumas paradas para descanso e lanche, o grupo pôde constatar a situação difícil que se encontra o “Velho Monge” esse que é o maior rio genuinamente nordestino. Em alguns trechos, principalmente após a ponte do Jandira, o Rio Parnaíba está com um processo de assoreamento bastante acentuado, sendo difícil o deslocamento da lancha de apoio e até mesmo dos aventureiros.


PASSAGEM PELA PONTE DO JANDIRA. PIAUÍ <-> MARANHÃO

 


PARADAS PARA DESCANSO E LANCHE

 

A dificuldade encarada pelo grupo fez jus ao nome da expedição, em determinados momentos era impossível prosseguir em virtude das fortes rajadas de ventos vindos do litoral, associados a um rio raso e que constantemente dificultava bastante e até impedia a passagem, tendo os caiaques que serem rebocados pela lancha e literalmente carregados sobre bancos de areia.


MOMENTO DIFÍCIL DO PERCURSO, RIO RASO E MUITA VENTANIA A EQUIPE DE APOIO ENTROU EM AÇÃO

 


PARADA PARA ACAMPAMENTO E POR DO SOL

 

Após uma parada para descanso já à noite do primeiro dia e dada às intempéries que impediam a continuidade, a equipe de apoio teve que intervir e o grupo foi deslocado por terra para a localidade “Conrado” localizada a cerca de 2km do Rio Igaraçu.


PARADA NO “CONRADO” PARA ALIMENTAÇÃO E PERNOITE

 

Depois da refeição e pernoite o grupo prosseguiu na manhã seguinte; foram mais cerca de 10km na manhã do dia 20, saindo do Rio Parnaíba e entrando no Rio Igaraçu, passando pelo Porto das Barcas até a chegada ao destino na Beira Rio, lá a equipe de apoio já os esperava com churrasco e comemoração pelo sucesso da expedição.


PAISAGEM DO RIO PARNAÍBA, JÁ PERTO DO RIO IGARACÚ

 


PARTIDA NA MANHÃ DO DIA 20 COM DESTINO À BEIRA RIO EM PARNAÍBA

 


PERCURSO NO RIO IGARAÇU

 


DESCANSO À MARGEM DO RIO IGARAÇU

 


PASSAGEM PELO PORTO DAS BARCAS

 


CHEGADA À BEIRA RIO EM PARNAÍBA E RECEPÇÃO DA EQUIPE DE APOIO