Print Friendly, PDF & Email

“ista noite, quando passei perto da pedra grande em meu cavalo, avistei uma visage, era uma muié bunita e formosa, pintiando os cabelo, quando me aprocheguei pra mode ver de perto, que arrudiei pur trais duma moita de tucum e butei a vista de novo, ela tinha sumido, oiêi e num vi mais.”
Francisco Roque

 


TORRE DE PEDRA CONHECIDA COMO “PEDRA GRANDE” EM SÃO JOSÉ DO DIVINO-PI

 


VISTA AÉREA DA PEDRA GRANDE EM SÃO JOSÉ DO DIVINO-PI


Um misterioso e imponente bloco de arenito se sobressai diante da paisagem da caatinga na localidade Jaburu de propriedade do Sr. Euzébio Francisco de Sousa, conhecido como "Nego", distante 5km do centro da sede do município de São José do Divino-PI. Trata-se de uma torre de pedra com aproximadamente 25m de altura que salta aos olhos de quem passa pelo local, nela existe uma fenda a cerca de 5m de altura que dá acesso a um salão que é habitado por diversos animais, ao adentrar na caverna podemos observar, morcegos, ninhos de urubu e caburés, além de vestígios de animais de maior porte.


DETALHES DA CAVERNA EXISTENTE NA “PEDRA GRANDE”


Uma lenda conhecida na região diz respeito diretamente a esse local, é a lenda da Pedra Grande, diz que por volta do início dos anos 1980 o Sr. Francisco Roque (falecido), ao passar pelo local avistou uma mulher sentada na entrada da caverna, ela estava penteando os cabelos, ao se aproximar a "visagem" havia desaparecido. Esse episódio vem sendo contado desde então e outras pessoas já se depararam com essa assombrosa e ao mesmo tempo bela aparição.


VISTA DA ENTRADA DA CAVERNA NA "PEDRA GRANDE"

Colaboração: Evandro Primo de Sampaio e Denilson Sampaio Carvalho