Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531
Lendas e folclore

A origem do nome Sete Cidades

Uma pergunta simples e objetiva dirigida a qualquer pessoa que conheça o Parque Nacional de Sete Cidades, no norte do estado do Piauí recebe, geralmente, uma resposta uníssona e simples, porém, errônea: Por que o nome Sete Cidades? A resposta generalizada é sempre: por causa das sete “formações” rochosas do local, que dão a impressão de sete conjuntos ruínas desoladas.

 ass1.jpg - 40.48 KB
AFLORAMENTO ROCHOSO RUINIFORME DA “PRIMEIRA CIDADE”.

Leia mais: A origem do nome Sete Cidades

O homem da pernona

O Pernona é uma lenda urbana da cidade de Valença do Piauí, a acolhedora Cidade-Sorriso, localizada ao sul da capital. Lembra estranhamente uma outra interessante lenda urbana, de Teresina, a da Num-se-Pode, mulher sobrenatural que crescia de tamanho subitamente nas madrugadas de boemia da Verdecap, assustando os incautos noctívagos que dela se aproximavam.

 aaaaab.jpg - 122.51 KB
A SIMPÁTICA E HISTÓRICA CIDADE DE VALENÇA DO PIAUÍ POSSUI UM RICO E DIVERSIFICADO FOLCLORE.

 

Leia mais: O homem da pernona

A misteriosa Serra da Prata de Valença do Piauí

A misteriosa Serra da Prata situa-se próximo ao fabuloso conjunto de sítios arqueológicos de Buritizal, na zona rural do município piauiense de Valença do Piauí, porção central do Estado. Marmotas, fenômenos e assombrações variadas são o que não falta naquela modesta elevação. Soubemos até que o local também é conhecido como Serra do Carneiro, pois ali se vê ocasionalmente um Carneiro de Ouro, fenômeno luminoso e arisco comum no folclore de nossos sertões.

 aval01.jpg - 51.47 KB
A MISTERIOSA SERRA DA PRATA, NAS SOLIDÕES RURAIS DE VALENÇA DO PIAUÍ.

Leia mais: A misteriosa Serra da Prata de Valença do Piauí

As botijas do velho Apolônio

Em Inhuma, centro do Piauí, entrevistamos em 1998 um descontraído e dinâmico ancião, uma então enciclopédia-viva do Município. Trata-se de Seu João Apolônio, então na época com 94 anos e hoje falecido.

Descendente pelas duas avós maternas de escravos, o gentil inhumense nos recebeu em sua casa com a usual cordialidade dos caboclos nordestinos. Os inúmeros decênios não haviam alquebrado por completo o velho vaqueiro, cioso e orgulhoso de suas origens. Ainda muito lúcido, Apolônio conhecia de tudo sobre a história e os causos cabeludos da região.

 ap01.jpg - 40.79 KB
   SEU APOLÔNIO

Leia mais: As botijas do velho Apolônio

Bundeiro: o chupa cabras do Piauí

No nosso livro “Antiguidades Valencianas” (2000) nos referimos a uma interessante versão do chupa-cabras piauiense, conhecido como bundeiro. O chupa cabras mundial esteve muito na mídia nos anos 1990 do século XX, seja no Brasil, na América Central, no Equador e em outras plagas.

Este misterioso chupa cabras por vezes é relacionado a ETs, porém se enquadra melhor no ramo de seres criptozóicos, ou seja, seres que supostamente não existem no nosso mundo real ou pelo menos não existem mais (como os dinossauros).

 bund01.jpg - 31.84 KB
ASSIM UM ARTISTA IMAGINOU O CHUPA CABRA. FONTE: fatoefarsa.blogspot.com

 

Leia mais: Bundeiro: o chupa cabras do Piauí

www.000webhost.com