Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531
A Velha Maria Fumaça da Parnaíba

A Velha Maria Fumaça da Parnaíba

A locomotiva “Maria Fumaça”, prefixo 29, é um dos mais importantes equipamentos da época de ouro da história recente do Piauí, se encontra atualmente na Esplanada da Estação servindo de atrativo turístico à cidade de Parnaíba, tem procedência da rede de Viação Cearense, Estrada de Ferro Central do Piauí e Rede Ferroviária Federal S/A.


Maria-Fumaça, exposta no centro de Parnaíba-PI.

Possui bitola 1,00 m, com 40 cm de diâmetro dos cilindros, configuração das rodas 0-4-0 e 57 cm de curso dos pistões. Seu comprimento é de 5,22 m. Graças a um trabalho da Secretaria da Cultura de Parnaíba, em 2006 (Gestão Arlindo Leão), ela foi incluída no Inventário das Locomotivas a Vapor do Brasil, sendo, portanto, a única do Piauí a fazer parte da Memória Ferroviária Nacional. O Inventário das Locomotivas a Vapor do Brasil encontra-se em todas as bibliotecas públicas do país e entidades do exterior ligadas ao setor de ferrovia.

A história da 29 é cheia de lances interessantes e controvérsias. Ela foi fabricada nos Estados Unidos, segundo alguns historiadores, por volta de 1916 para servir à Estada de Ferro Central do Piauí que seria criada quatro anos depois.

Desativada há várias décadas, estava virando sucata até que na década de 80 foi recuperada, limpa e passou a fazer parte da ornamentação da Praça Mirócles Veras. Mas novamente o descaso e o vandalismo perseguiram a velha 29 que quase virou lixo em pleno centro da cidade de Parnaíba-PI.

No livro História dos Dois Irmãos Milagrosos de Parnaíba, de autoria do professor Antonio de Pádua da Costa Lima e do Jornalista José Alves Fortes Filho, consta que a locomotiva atropelou e matou da década de 40 os dois retirantes cearenses, Francisco e Raimundo Andrade e que até hoje são considerados milagrosos.


Capela dedicada aos Dois Irmãos supostamente mortos pela Maria-Fumaça. Foto: Helder Fontenele

Outros historiadores ignoram ou não confirmam esta informação. A professora Maria da Penha Fonte e Silva, por exemplo, diz no seu livro Parnaíba Minha Terra, que a locomotiva foi a principal que percorreu o solo piauiense com o percurso entre o Portinho ao Cacimbão, trecho ferroviário inaugurado em 16 de outubro de 1916. A Estrada de Ferro Central do Piauí foi encampada pela Rede de Viação Cearense que anos depois passaria para a Rede Ferroviária Federal.

Fonte: 

  • http://portalcostanorte.meionorte.com/maria-fumaca/locomotiva-maria-fumaca/ 
  • Revista HISTÓRICA - Matéria: A Maria Fumaça que parou numa praça - Ano I - nº 01 - Abril de 2008 - Parnaíba-PI
www.000webhost.com