Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531
Geociências e meio ambiente

O magnífico Arco da Igreja de Valença do Piauí

Valença do Piauí, município situado na porção centro-norte do Piauí possui em suas vastidões sertanejas imensas riquezas arqueológicas, históricas e naturais, a maioria ainda desconhecidas para os estudiosos.

Um dos mais impressionantes e pitorescos monumentos geológicos do município valenciano é o deslumbrante Arco da Igreja, na região de Buritizal, centro de grandes sítios arqueológicos.

  aval1.jpg - 45.66 KB
 O PORTENTOSO ARCO DA IGREJA.

Leia mais: O magnífico Arco da Igreja de Valença do Piauí

Poda Radical: um crime ambiental

Muitas Prefeituras pelo Piauí bem como por esse Brasil afora, principalmente as do interior dos estados, tem certos costumes, muito nocivos às árvores, que são as podas radicais e a pintura dos troncos das mesmas, o que pode leva-las à morte podendo se caracterizar em crime ambiental.

A poda nas plantas é uma prática agrícola recomendada em algumas situações, porém não se recomenda a retirada total da copa da árvore, pois, ao contrário do que os leigos pensam,  é extremamente prejudicial.

A poda radical ou severa consiste na retirada de toda a copa podendo inclusive levar a planta à morte, tendo em vista o desequilíbrio funcional causado por tal prática entre a parte aérea e a parte subterrânea da árvore. A brotação neste caso, não significa rejuvenescimento, pois isto é feito à custa das reservas existentes nos troncos, provocando, deste modo, o enfraquecimento das árvores. Além disso, os cortes causam feridas de difícil cicatrização expondo as superfícies cortadas ao ataque de insetos, fungos e outros fitopatógenos, principalmente no período chuvoso.

apoda01.jpg - 28.52 KB
EXEMPLO DE UMA PODA RADICAL EM PIRIPIRI-PI.

Leia mais: Poda Radical: um crime ambiental

Falsas riquezas minerais ao longo da história

Em priscas eras, notadamente durante o Período Colonial era incansável e incessante a busca por metais e pedras preciosas por todo o Brasil. Se a agricultura e a pecuária rendiam alguns frutos, exigiam, por sua vez, muito trabalho, investimentos e longo prazo para o retorno. Mesmo para os produtos de maior aceitação no mercado internacional, como açúcar, algodão e tabaco, havia muito labor na sua obtenção.

Mas, uma pequena jazida de ouro, algumas esmeraldas ou diamantes, mudariam radicalmente a vida de uma pessoa ou de um pequeno grupo de aventureiros ou bandeirantes em pouco tempo. E a Coroa Portuguesa lucraria enormemente com isso. Quem não ouvira falar nos fabulosos e reais tesouros dos impérios do Peru e do México? E dos que supostamente ainda se deveriam descobrir, como o do lendário Eldorado e de outras cidades perdidas, como Manoa, Grã-Paititi, etc.?

 min01.jpg - 24.65 KB
ILUSTRAÇÃO IMAGINÁRIA DA LENDÁRIA EL-DORADO. FONTE: www.redicecreations.com

Leia mais: Falsas riquezas minerais ao longo da história

A difícil readaptação da vida selvagem em Sete Cidades

Com certa frequência os fiscais do IBAMA/CHICO MENDES e Polícia Militar  apreendem pelo norte do Piauí animais selvagens, geralmente filhotes, em poder de caçadores, traficantes de animais ou mesmo em residências onde são tidos como crias domesticas. 

Quando havia a apreensão destes animais em Piripiri e cidades vizinhas, eles eram levados ao Parque Nacional de Sete Cidades e readaptados de maneira improvisada a vida selvagem de onde foram bruscamente retirados. As aves pareciam sofrer menos, pois se sentiam mais a vontade no ambiente misto nativo-antrópico. Talvez instintivamente sintam que a volta à vida selvagem seria sua morte... 

 sete1.jpg - 98.63 KB
OS ANIMAIS APREENDIDOS SEMPRE FICAVAM NO ENTORNO DA POUSADA DO PARQUE, HOJE ABANDONADA.

Leia mais: A difícil readaptação da vida selvagem em Sete Cidades

O misterioso terremoto de 1808 no Piauí

Os tremores de terra violentos além de erupções vulcânicas ocorrem nas bordas das Placas Tectônicas quando elas se chocam (ex: Placa região Andina), onde elas se afastam (ex: Cordilheira submersa Meso-Atlântica) e quando resvalam entre si (ex: o que acontece na Califórnia.). Os países que se inserem nas bordas destas placas tem tremores avassaladores, tais como Chile, Equador, México, Japão, Portugal,  Irã, Haiti, Indonésia, Califórnia (EUA), etc.

Os que se se inserem distante das zonas de atrito, ou seja, distante do encontro ou afastamento de duas placas não sofrem tremores diretos, mas sim reflexos dos tremores das bordas das placas. É o caso do Brasil, a maior parte dos EUA, Austrália, Uruguai, etc.

São reconhecidas 52 placas tectônicas, 14 principais e 38 menores.

 ter1.jpg - 35.53 KB
PRINCIPAIS PLACAS TECTÔNICAS. O BRASIL SE INSERE NO CENTRO DE UMA: A SUL AMERICANA. FONTE: WIKIPÉDIA. 

Leia mais: O misterioso terremoto de 1808 no Piauí

www.000webhost.com