Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531
Conheça a origem do futebol castelense e quem foram os primeiros jogadores a defender a seleção

Conheça a origem do futebol castelense e quem foram os primeiros jogadores a defender a seleção

Para muitos pesquisadores o futebol brasileiro teve origem quando o jovem Charles Miller, filho de um engenheiro escocês que trabalhava no Brasil, trouxe da Inglaterra um fardamento esportivo contendo, equipe, chuteira e uma bola no distante ano de 1894, mas vale ressaltar que em 1874 os marinheiros ingleses que estavam em navios atracados no Rio de Janeiro, fizeram uma partida de exibição na Marina da Glória para algumas pessoas da corte, mas sem brasileiros jogando.

Em menos de 30 anos depois quando Charles Miller trouxe a primeira bola para o Brasil, o futebol já havia se espalhado e chegado aos mais distantes rincões do país tupiniquim. No seu início no Brasil o futebol era elitista, não era um esporte popular e nem praticado pelas classes mais baixas. Os primeiros times foram formados por ingleses que trabalhavam na construção das estradas de ferro de São Paulo e filhos de comerciantes paulistanos.

Origem do futebol em Castelo

Assim como aconteceu no Brasil os primeiros times de futebol de Castelo do Piauí que se tem noticia eram de famílias que pertenciam à elite política e econômica da época. Segundo Waldeburg Sales que é filho de Waldemar Sales um dos jogadores e primeiro tabelião de Castelo, o futebol castelense provavelmente tenha tido seu inicio na década de 1930, quando a cidade ainda era chamada de Marvão, existiam aqui dois times, um chamado de time Azul da família Lima e o outro chamado de time Vermelho (na época era mais conhecido como encarnado) da família Cardoso. 

 asfd.jpg - 31.92 KB
PRIMEIRA SELEÇÃO CASTELENSE DE FUTEBOL (NA ÉPOCA AINDA MARVÃO). EM PÉ: JOSÉ ARAÚJO (DE BRANCO E COM UM APITO NA MÃO) WALDEMAR SALES, HUMBERTO LIMA, RAIMUNDO FLURINDO, ALOÍSIO LIMA, NELSON GUANABARA, MILTON LIMA (TERNO PRETO), WALDEMAR FREITAS, JUIZ DA COMARCA DE MARVÃO (TERNO BRANCO) E JOÃO CUNHA / AGACHADOS: ADEMAR CAMPOS, AFONSO, RIBAMAR CARDOSO, MIGUEL GERASINDO, ZÉ SABÃO E TOM ZÉ. IMAGEM: DR. ZÉ LIMA E RIBAMAR CARDOSO.

 Em 1936 os jogadores castelenses receberam um convite para disputar uma partida amistosa na vizinha cidade de São Miguel do Tapuio e como o número de jogadores que praticavam o esporte bretão aqui era pequeno, houve a necessidade de formar uma seleção. Juntaram-se os atletas dos dois times mesmo existindo certa rivalidade. 

O jogo

Segundo Waldeburg Sales, foi um jogo truncado e muito disputado. Nossa seleção pelos relatos de seu pai (Waldemar Sales) era muito boa, começava pelo bom goleiro Ribamar Cardoso, na zaga tinha dois bons beques (zagueiros) Miguel Geracindo e Ademar Campos, era muito forte na contenção das jogadas no meio com Raimundo Flurindo, Nelson Guanabara e Humberto Lima se revezavam na armação das jogadas e na linha de frente era composta por Waldemar Sales que jogava pelos lados do campo (antigo ponteiro) e o atacante de oficio era Aloísio Lima. 

O placar do jogo foi 1 x 0 para a seleção castelense com gol de Waldemar Sales. Ainda segundo Waldeburg, os são-miguelenses não aceitaram a derrota e reclamaram muito no final com o árbitro José Araújo, que, diga-se de passagem, era de lá mesmo.

A delegação de nossa seleção que foi a São Miguel do Tapuio tinha ainda Milton Lima, João Cunha e Waldemar Freitas, juiz da comarca de Marvão, eles formavam a comissão técnica. 

Atualidade

Hoje o futebol é o esporte mais popular e praticado em Castelo e no Brasil e sua rica história em nossa cidade começou com esses bravos guerreiros em uma época romântica e sem badalação onde o simples prazer de jogar era o que motivava. Isso contribuiu de forma significativa para a preservação e manutenção da cultura deste esporte. 

Fontes: Waldeburg Sales, Fernando Cardoso, Neto Cardoso e Dr. Zé Lima.

 

www.000webhost.com