Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531
Esportes das antigas

Conheça a origem do futebol castelense e quem foram os primeiros jogadores a defender a seleção

Para muitos pesquisadores o futebol brasileiro teve origem quando o jovem Charles Miller, filho de um engenheiro escocês que trabalhava no Brasil, trouxe da Inglaterra um fardamento esportivo contendo, equipe, chuteira e uma bola no distante ano de 1894, mas vale ressaltar que em 1874 os marinheiros ingleses que estavam em navios atracados no Rio de Janeiro, fizeram uma partida de exibição na Marina da Glória para algumas pessoas da corte, mas sem brasileiros jogando.

Em menos de 30 anos depois quando Charles Miller trouxe a primeira bola para o Brasil, o futebol já havia se espalhado e chegado aos mais distantes rincões do país tupiniquim. No seu início no Brasil o futebol era elitista, não era um esporte popular e nem praticado pelas classes mais baixas. Os primeiros times foram formados por ingleses que trabalhavam na construção das estradas de ferro de São Paulo e filhos de comerciantes paulistanos.

Origem do futebol em Castelo

Assim como aconteceu no Brasil os primeiros times de futebol de Castelo do Piauí que se tem noticia eram de famílias que pertenciam à elite política e econômica da época. Segundo Waldeburg Sales que é filho de Waldemar Sales um dos jogadores e primeiro tabelião de Castelo, o futebol castelense provavelmente tenha tido seu inicio na década de 1930, quando a cidade ainda era chamada de Marvão, existiam aqui dois times, um chamado de time Azul da família Lima e o outro chamado de time Vermelho (na época era mais conhecido como encarnado) da família Cardoso. 

 asfd.jpg - 31.92 KB
PRIMEIRA SELEÇÃO CASTELENSE DE FUTEBOL (NA ÉPOCA AINDA MARVÃO). EM PÉ: JOSÉ ARAÚJO (DE BRANCO E COM UM APITO NA MÃO) WALDEMAR SALES, HUMBERTO LIMA, RAIMUNDO FLURINDO, ALOÍSIO LIMA, NELSON GUANABARA, MILTON LIMA (TERNO PRETO), WALDEMAR FREITAS, JUIZ DA COMARCA DE MARVÃO (TERNO BRANCO) E JOÃO CUNHA / AGACHADOS: ADEMAR CAMPOS, AFONSO, RIBAMAR CARDOSO, MIGUEL GERASINDO, ZÉ SABÃO E TOM ZÉ. IMAGEM: DR. ZÉ LIMA E RIBAMAR CARDOSO.

Leia mais: Conheça a origem do futebol castelense e quem foram os primeiros jogadores a defender a seleção

O craque Garrincha jogou no Estádio Ribeirão em Piracuruca

Um grande acontecimento para o desporto da cidade de Piracuruca acorreu por volta do ano de 1969, foi a vinda do bicampeão mundial Mané Garrincha para participar de um amistoso contra o selecionado de Piripiri. O jogo terminou com o placar final de 5 a 4 para o time local (com dois gols de Espedito (falecido), dois gols de Quincas Mariano e um gol de Garrincha cobrando pênalti.


ANTONIO PATO (HOJE TAXISTA), GARRINCHA E ROBERTO

 


LUIZINHO DO ZITO (FALECIDO) E GARRINCHA

Andaray Sport Club, primeiro clube de futebol amador de Piracuruca

Andaray Sport Club. Esse é o nome do primeiro clube de futebol amador de Piracuruca, dirigido pelo senhor Francisco Cândido. Na década de 1930, travou grandes embates com o Artístico Sport Club, segundo clube amador de Piracuruca, para alegria da sociedade e torcedores apaixonados, que faziam festa antes, durante e após os jogos, sempre acompanhados com bandinhas de música. 

Fonte: Revista Ateneu

A tragédia do Albertão em 1973

Desta tragédia fui testemunha ocular. Admirador fervoroso do Fluminense e do nosso representante Tiradentes fui à festa para a inauguração do Estádio Albertão em 26 de agosto de 1973, em Teresina-PI. Estavam jogando Fluminense do Rio versus Tiradentes do Piauí, no primeiro jogo pelo campeonato brasileiro daquele ano. 

Havia mais de 30.000 pessoas superlotando um estádio inacabado. Havia gente de todos os rincões do Piauí e até do Maranhão, para assistir este evento extraordinário. As cadeiras especiais estavam repletas de autoridades estaduais e nacionais. O mais orgulhoso deles era o então Governador Alberto Silva (1918-2009), de quem o Estádio tomava o nome.


VISTA AÉREA DO ESTADO CERCA DE DUAS HORAS ANTES DO INÍCIO DA FATÍDICA PARTIDA. ACERVO: SEVERINO FILHO (BUIM)

Leia mais: A tragédia do Albertão em 1973

Esportes das antigas

Imagens e comentários sobre fatos de antigas agremiações, estádios, clubes, personagens, etc.

www.000webhost.com