O Instituto Arco Verde de Peripery

O embrião da pitoresca cidade de Piripiri foi implantada em 1844 através de fazenda constituída pelo sacerdote Padre Domingos de Freitas e Silva (1798-1868), um dos baluartes da independência do Piauí, vindo de Parnaíba.

Segundo o historiador e memorialista piripiriense Evonaldo Andrade o Padre Domingos de Freitas e Silva foi um dos primeiros professores do Piauí. Na sua fazenda na antiga Peripery ensinava noções de ensino primário e latim.

Educador nato, o padre Freitas percebeu que deveria fundar uma escola no povoado Peripery, o que só conseguiu efetuar em 1877. Grandes políticos e intelectuais piripirienses foram alunos do educador.

Após o falecimento do Padre Freitas em 1868, houve um lento crescimento da educação em Peripery, como a fundação do Colégio São José, fundado por um dos discípulos do religioso, Antônio Lopes Castelo Branco (n.1863-?). Novas escolas foram instaladas, tanto pelo poder municipal como pelo estadual, embora todas tivessem atuação muito limitada, dificuldades pedagógicas e materiais, etc.

 arco01.jpg - 39.39 KB
RESOLUÇÃO DO GOVERNO PROVINCIAL CRIANDO A INSTRUÇÃO PRIMÁRIA NO POVOADO PERIPERY EM 1879. COPIADO POR EVONALDO ANDRADE/ALMANAQUE DE PIRIPIRI.

Leia mais: O Instituto Arco Verde de Peripery

Memórias do Colégio Diocesano

Localizado na Praça Saraiva, precisamente na Rua Barroso, em Teresina, o tradicional Colégio Diocesano (São Francisco de Sales) carrega consigo mais de um século de história e sucessos educacionais.

Tudo teve início no ano de 1906 quando o 1º Bispo Dom Joaquim Antônio D’Almeida (1868-1947) resolveu fundar o Colégio e Seminário Diocesano.

Instalado inicialmente em prédio alugado à Praça Saraiva, teve a sua primeira administração constituída pelo Reitor  Pe. Bianor Emílio Aranha (1881-1959), Pe. Ernesto Vasconcelos (Vice-Reitor e Ecônomo) e Pe. Clarindo Lopes Ribeiro (Diretor Espiritual), passando a funcionar do dia 25 de março, até o ano de 1914.

 ay1.jpg - 24.07 KB
 EM PRIMEIRO PLANO A IGREJA N.S. DAS DORES E EM SEGUNDO PLANO O COLÉGIO DIOCESANO. IMAGEM MUITO  ANTIGA, PESQUISADA POR LALINHA ANDRADE.

Leia mais: Memórias do Colégio Diocesano

www.000webhost.com