Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

O Colégio Diocesano, localizado na Rua Barroso, Praça Saraiva, em Teresina, Piauí, é a denominação dada ao Colégio São Francisco de Sales. Um dos mais tradicionais e competentes colégios do Nordeste, seu longo século de História abrigou centenas de estudantes que se tornaram figuras de destaque nos mais diferenciados setores da sociedade piauiense. Em 25 de maio de 2018, o Colégio completa 112 anos de fundação. Durante este período foi fechado temporariamente por algumas vezes.

A imagem abaixo, que faze parte de nosso acervo fotográfico, foi tomada entre 11 e 13 de julho de 1954. Observa-se a garotada da época jogando bola na área que se tornaria futuramente a quadra e o campo de futebol gramado, hoje extinto. A estrutura voltada para o pátio apresentava em seu segundo pavimento janelas simples em semiarco, destacando-se ali a tradicional sacada, de onde os diretores observavam os alunos reunidos em formação a ouvirem o Hino Nacional ou jogando bola em suas horas de lazer. As coberturas de telhado que guarneciam as salas de aula abaixo da sacada ainda eram bem modestas. Na parte esquerda da foto se observa um anexo em construção, aquele voltado para a Rua Olavo Bilac. A tomada da imagem foi feita a partir do lugar onde haveria uma piscina.

Esta foto teve uma finalidade técnica para ser tomada. Trata-se de parte de uma documentação de registro da construção do anexo, dirigida a 2ª Coletoria Federal de Teresina, para legalização da ala em construção. É integrante de um documento datado de 13 de maio de 1954, que nos remetem aos saudosos tempos, e à longa e contínua estruturação do Colégio.

De lá para os dias atuais muitas outras modificações foram feitas na estrutura geral do Diocesano, permanecendo sempre sua grandeza e missão educacional no Piauí.

Print Friendly, PDF & Email

O embrião da pitoresca cidade de Piripiri foi implantada em 1844 através de fazenda constituída pelo sacerdote Padre Domingos de Freitas e Silva (1798-1868), um dos baluartes da independência do Piauí, vindo de Parnaíba.

Segundo o historiador e memorialista piripiriense Evonaldo Andrade o Padre Domingos de Freitas e Silva foi um dos primeiros professores do Piauí. Na sua fazenda na antiga Peripery ensinava noções de ensino primário e latim.

Educador nato, o padre Freitas percebeu que deveria fundar uma escola no povoado Peripery, o que só conseguiu efetuar em 1877. Grandes políticos e intelectuais piripirienses foram alunos do educador.

Após o falecimento do Padre Freitas em 1868, houve um lento crescimento da educação em Peripery, como a fundação do Colégio São José, fundado por um dos discípulos do religioso, Antônio Lopes Castelo Branco (n.1863-?). Novas escolas foram instaladas, tanto pelo poder municipal como pelo estadual, embora todas tivessem atuação muito limitada, dificuldades pedagógicas e materiais, etc.

 arco01.jpg - 39.39 KB
RESOLUÇÃO DO GOVERNO PROVINCIAL CRIANDO A INSTRUÇÃO PRIMÁRIA NO POVOADO PERIPERY EM 1879. COPIADO POR EVONALDO ANDRADE/ALMANAQUE DE PIRIPIRI.

Print Friendly, PDF & Email

Localizado na Praça Saraiva, precisamente na Rua Barroso, em Teresina, o tradicional Colégio Diocesano (São Francisco de Sales) carrega consigo mais de um século de história e sucessos educacionais.

Tudo teve início no ano de 1906 quando o 1º Bispo Dom Joaquim Antônio D’Almeida (1868-1947) resolveu fundar o Colégio e Seminário Diocesano.

Instalado inicialmente em prédio alugado à Praça Saraiva, teve a sua primeira administração constituída pelo Reitor  Pe. Bianor Emílio Aranha (1881-1959), Pe. Ernesto Vasconcelos (Vice-Reitor e Ecônomo) e Pe. Clarindo Lopes Ribeiro (Diretor Espiritual), passando a funcionar do dia 25 de março, até o ano de 1914.

 ay1.jpg - 24.07 KB
 EM PRIMEIRO PLANO A IGREJA N.S. DAS DORES E EM SEGUNDO PLANO O COLÉGIO DIOCESANO. IMAGEM MUITO  ANTIGA, PESQUISADA POR LALINHA ANDRADE.