Artigos

Travessias antigas no rio Poti em Teresina

O formoso rio Poti deságua no Rio Parnaíba no bairro Poti Velho, grande centro de artesanato cerâmico de Teresina. Hoje a travessia do rio de um lado a outro é feita por largas e modernas pontes de concreto. Mas e antigamente? Antes da existência destas pontes? A mais velha das pontes existentes que interligam as duas partes da capital, centro e zona leste é a Juscelino Kubitschek, inaugurada apenas em janeiro de 1957. Esta ponte de concreto armado é constituída por três arcos triarticulados de 60,4 m de vão e extensão total de 202,5 m. Posteriormente construíram uma segunda, ao lado daquela, duplicando a capacidade do fluxo de veículos.

A bem da verdade havia uma ponte antiga, de madeira, com uma só pista, que foi levada durante uma violenta enchente, o que levou o Governo a construir uma moderna, de cimento. Todas as travessias eram feitas aproximadamente no mesmo  lugar das modernas pontes que interligam as avenidas Frei Serafim com João XXIII.

 ponte1.jpg - 39.11 KB
 PONTE ANTIGA SOBRE O RIO POTI, DESTRUÍDA DURANTE UMA ENCHENTE. AUTORIA DA IMAGEM DESCONHECIDA. 

Antes daquela data, portanto, excetuando as passagens limitadas pela ponte de madeira, de existência efêmera, a travessia do rio era feita em balsas ou pontões, tanto para pessoas, como para mercadorias e veículos. Quase todos estes pontões eram movidos a tração humana, através de longas varas, que serviam também para evitar banco de areias. Eram bastante comuns os acidentes, notadamente durante as cheias.

 ponte 2.jpg - 27.30 KB
 LOCAL DE ANCORAGEM DO PONTÃO NO TRANSPORTE DE PESSOAS NO RIO POTI. IMAGEM DE AUTORIA  DESCONHECIDA.

 ponte3.jpg - 21.43 KB
 PONTÃO DO RIO POTI EM PLENA TRAVESSIA NA DÉCADA DE 40. CRÉDITOS: LIVRAMENTO FIGUEIREDO.

 ponte 4a.jpg - 24.42 KB
 UMA DAS MAIS ANTIGAS FOTOS DA TRAVESSIA. IMAGEM DE AUTORIA DESCONHECIDA.

 ponte 5.jpg - 24.26 KB
 PONTÃO NA TRAVESSIA DE CAMINHÕES NO RIO POTI. IMAGEM DE AUTORIA DESCONHECIDA.

 ponte 6.jpg - 24.59 KB
 CONSTRUÇÃO DA PONTE JK SOBRE O RIO POTI. ACERVO APL.

 ponte 7.jpg - 33.68 KB
ALICERCES DA PONTE JK SOBRE O RIO POTI NA DÉCADA DE 1950. ACERVO APL

 ponte8a.jpg - 22.84 KB
 VISÃO GERAL DO ARCABOUÇO DA PONTE JUSCELINO KUBITSCHEK. IMAGEM DE AUTORIA DESCONHECIDA.

ponte jk 02_800x531.jpg - 37.81 KB

ONDE  HOUVE UMA ARCAICA PONTE DE MADEIRA E TRAVESSIA EM PONTÕES, DUAS VISTOSAS PONTES TRAZEM COMODIDADE AO TERESINENSE. FONTE: http://www.skyscrapercity.com/AirtonB.

 
www.000webhost.com