Artigos

A origem da família Fontenele

A família Fontenele é uma das mais tradicionais do Piauí, com descendentes espalhados principalmente por toda a região norte do estado, o nome Fontenele, conforme a história Francesa, originou-se em Fonte Nova, Abadia de Fontenelle – França.

A Abadia de Fontenelle foi criada em 1337 por Jeanne de Valois e em sua volta formou-se uma comunidade chamada de Fontenelle, onde seus moradores eram chamados de “*** de Fontenelle”.


BRASÃO DA FAMÍLIA (Fonte: http://osfontenelle.blogspot.com.br/). O NOME DA FAMÍLIA, ORIGINALMENTE ERA ESCRITO COM DOIS L’S (FONTENELLE), E DURANTE MUITO TEMPO OS DESCENDENTES FAZIAM QUESTÃO DE GRIFAR O NOME DESTA MANEIRA. DEPOIS COM A MODERNIZAÇÃO DO ALFABETO, O SOBRENOME PASSOU A SER ESCRITO COM UM L. 

 

No século XVII viveu na França o grande enciclopedista e filósofo Bernardo Le Bovier de Fontenele, nascido na cidade de Ruão no dia 11 de fevereiro de 1657, em sua vasta bibliografia temos editado: “Diálogo sobre a pluralidade dos mundos”, até hoje atual para muitos filósofos.

O primeiro Fontenelle a vir ao Brasil e o único do qual se tem conhecimento, foi Jean Munibier de Fontenelle, original da cidade de Milun-França, filho de Jean Pierre de Fontenelle e Susana Munibier de Fontenelle, e foi de sua descendência que surgiu toda a Família Fontenele.

Tudo começou em 1750, quando o português Manoel Antonio Gonçalves contratou uma equipe de mineradores franceses para explorar a já famosa Gruta de Ubajara, que nesta época pertencia ao município de Viçosa-CE.

Nesta equipe, dentre outros, veio o engenheiro de minas Jean de Fontenelle, que vinha a se tornar o patriarca da família no Brasil.

A equipe, após constatar a não existência de ouro ou prata na gruta de Ubajara, retornou à França, porém Jean Fontenelle formou um grupo de mineiros e resolveu pesquisar minérios serra abaixo.

Jean, solteiro, morava com Manoel Gonçalves, que havia deixado sua esposa em Pernambuco e morava em um sítio denominado Pitinga. Manoel, já idoso, vivia com uma índia e com ela teve dois filhos.

Um dia chegou no seu sítio sua esposa, Inácia Maria do Nascimento, que há muitos anos desconhecia seu paradeiro, acompanhada de suas três filhas, que ele havia deixado em Pernambuco. Manoel aceitou-a de volta com a condição de todos morarem juntos.

Desta convivência terminou saindo namoro, depois casamento de Jean com Umbelina Maria de Jesus, filha mais velha de Manoel Gonçalves com sua verdadeira esposa. Em cerimônia realizada no dia 20 de outubro de 1766.

Jean, nesta época, havia conseguido uma boa fortuna com o ouro encontrado no pé da serra, perto de uma aldeia indígena chamada Pirapora (peixes que pulam), hoje lindo balneário de Ibuguassú.

Apesar de haver encontrado um bom filão, Jean descobriu que o mesmo era muito pequeno e, atraia vários mineiros para a localidade, por causa da notícia, mas estes não encontraram ouro.

Jean deixou de ser mineiro e dedicou-se à profissão de ourives em Viçosa-Ce, profissão esta que exerceu até morrer, em 8 de dezembro de 1809, e sua esposa morreu exatamente no mesmo dia em 1820 e, coincidentemente, também em uma sexta-feira. Os dois estão sepultados na Matriz de Viçosa. Por estes motivos seu filho Amaro Fontenelle, que diferente de seus irmãos que eram ourives, resolveu continuar procurando ouro em Pirapora, construiu a Igreja de Ibuguassú, em homenagem aos seus pais, sua inauguração se deu em 8 de dezembro de 1825, e como santa padroeira N. S. da Conceição, até hoje, todo o povo da localidade comemora a data com grande festejo, descendentes reuniam-se para reverenciar a morte do casal que originou a Família Fontenelle.



LÁPIDE DE JEAN E UMBELINA, SEPULTADOS NA NAVE CENTRAL DA IGREJA. (Fonte: http://osfontenelle.blogspot.com.br/)

 

Fica aqui a homenagem a esse grande Francês que, conforme se comenta até hoje, era muito respeitado e querido por todos que o conheciam.

O casal Jean e Umbelina Fontenele tiveram os seguintes filhos:

  • Felipe Benício Fontenele
  • Rosa Maria Fontenele
  • Guilherme José Fontenele
  • Agapita Fontenele
  • Paulo Fontenele
  • João Damasceno Fontenele
  • Plácido Fontenele
  • Luduvica Fontenele 
  • Amaro Fontenele

Fonte: O Grande Livro da Família Fontenelle - Luiz Carlos de Carvalho

www.000webhost.com