Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531
Portal Piracuruca - Desvendando o Piauí

Artigos

Poda Radical: um crime ambiental

Muitas Prefeituras pelo Piauí bem como por esse Brasil afora, principalmente as do interior dos estados, tem certos costumes, muito nocivos às árvores, que são as podas radicais e a pintura dos troncos das mesmas, o que pode leva-las à morte podendo se caracterizar em crime ambiental.

A poda nas plantas é uma prática agrícola recomendada em algumas situações, porém não se recomenda a retirada total da copa da árvore, pois, ao contrário do que os leigos pensam,  é extremamente prejudicial.

A poda radical ou severa consiste na retirada de toda a copa podendo inclusive levar a planta à morte, tendo em vista o desequilíbrio funcional causado por tal prática entre a parte aérea e a parte subterrânea da árvore. A brotação neste caso, não significa rejuvenescimento, pois isto é feito à custa das reservas existentes nos troncos, provocando, deste modo, o enfraquecimento das árvores. Além disso, os cortes causam feridas de difícil cicatrização expondo as superfícies cortadas ao ataque de insetos, fungos e outros fitopatógenos, principalmente no período chuvoso.

apoda01.jpg - 28.52 KB
EXEMPLO DE UMA PODA RADICAL EM PIRIPIRI-PI.

Também não é verdade que a poda radical seja a única forma de controlar a altura da planta, pois há uma quebra da hierarquia que é estabelecida naturalmente entre os ramos, causando assim o desenvolvimento de novos ramos de forte crescimento vertical, porém de uma forma desorganizada e muito mais densa.

apoda02.jpg - 30.00 KB
CRESCIMENTO VERTICAL DE RAMOS QUE SÃO MUITO FRACOS, A TENDÊNCIA DESSA ÁRVORE É MORRER.  AV. TOMAZ REBELO - PIRIPIRI-PI

Essas podas geralmente são feitas por funcionários das prefeituras ou de companhias elétricas, quase sempre sem nenhuma orientação técnica, e também pelos munícipes nas plantas que arborizam suas calçadas e que desconhecendo os riscos das podas radicais deixam as árvores fracas e susceptíveis a pragas e doenças, podendo causar a morte da planta provocando o tombamento e possíveis acidentes. É preciso saber qual é a espécie da árvore, já  que cada espécie tem suas particularidades e uma função específica; se é uma árvore ornamental ou frutífera para definir o tipo de poda a ser feita.

apoda03.jpg - 31.16 KB
NA FOTO ACIMA PODEMOS OBSERVAR DOIS TIPOS DE PODAS. NO PRIMEIRO PLANO A ÁRVORE QUASE FOI PARTIDA AO MEIO, CERTAMENTE POR FUNCIONÁRIOS DE COMPANHIA ELÉTRICA E À ESQUERDA UMA PODA BEM CONDUZIDA CERTAMENTE POR UM MUNÍCIPE CONSCIENTE.

Para o professor, engenheiro florestal e técnico do IBAMA em Ijuí-RS, Alexandre Barnewitz, ...podar ou mutilar uma árvore é um verdadeiro crime, por isto usamos a ideia de condução e não de poda... A poda de árvores na zona urbana é uma prática generalizada na mente das pessoas que muitas vezes cometem grandes erros sob a ilusão de estarem realizando a prática mais acertada. A poda de árvores é uma agressão a um organismo vivo que possui estrutura e funções bem definidas.  A palavra poda se admite unicamente para as frutíferas, onde realizamos a poda de frutificação visando a maior e melhor produção de frutos. 

Barnewitz não usa o termo poda, em se tratando de arborização urbana; emprega a expressão condução de árvores, e cita três tipos de condução: a) de formação (para direcionar o desenvolvimento da copa); b) de manutenção ou limpeza (onde são eliminados basicamente galhos secos ou doentes); c) de segurança (que tem a finalidade de prevenir acidentes).

A recomendação quanto a condução de árvores urbanas é que seja feita com orientação de um profissional devidamente habilitado. Geralmente as prefeituras ou empresas de fornecimento de energia elétrica não dispõem de técnicos especializados e querem apenas resolver seus problemas mais imediatos, realizando verdadeiras mutilações nas árvores.

 apoda04.jpg - 39.18 KB
VEJAM QUE IRONIA: UMA PLACA NA ÁRVORE MANDA PRESERVAR O VERDE AO TEMPO EM QUE A PREFEITURA TIROU QUASE TODA A COPA DA REFERIDA ÁRVORE. ESSA É A AVENIDA OTÍLIO RESENDE NA CIDADE DE PIRIPIRI-PIAUÍ.

Ao andar pelas ruas da sua cidade você vai perceber inúmeras árvores mortas, em quase todas elas há sinais de uma poda mal feita. Há que se perguntar: Se a principal função das árvores utilizadas na arborização da cidade é a sombra, porque retirar-lhe a copa se não estão atrapalhando nem o trânsito nem a rede de energia?

 apoda05.jpg - 23.16 KB
É COMUM SE ENCONTRAR ÁRVORES MORTAS POR TODA A CIDADE, INCLUSIVE ESPÉCIES BEM RESISTENTES ÁS NOSSAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS COMO O OITI. FOTO DE UMA PRAÇA DE PIRIPIRI.

 apoda06.jpg - 51.99 KB
EIS A PROVA DA NOCIVIDADE DE UMA PODA MAL CONDUZIDA FEITA NESSE OITIZEIRO QUE JÁ NÃO EXISTE MAIS. NOTE QUE NÃO PRECISAVA FAZER ESSA PODA, HAJA VISTA QUE O MESMO NÃO ESTAVA ATRAPALHANDO NEM O TRÂNSITO NEM A FIAÇÃO ELÉTRICA.

Não estamos aqui sendo contrários a outros tipos de poda e em outras situações, estamos falando da poda severa, esta que retira toda a copa da árvore e que em hipótese nenhuma é recomendada em logradouros públicos cujo principal objetivo da planta é sombra, melhoria do clima e beleza arquitetônica da cidade e que tem que ser conduzida por profissionais competentes.

Segundo o manual de arborização da CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais), A poda em árvores urbanas é a prática mais comum de manejo. Tem como principal objetivo o desenvolvimento de árvores seguras, com aspecto visual agradável e compatíveis com o local onde estão inseridas. É usada principalmente para a solução de conflitos, tais como a interferência de partes da árvore com a rede elétrica, com a iluminação pública, coma sinalização de trânsito ou mesmo com as fachadas de edificações. Em algumas situações, também é usada nas raízes, devido a danos às redes subterrâneas de serviços. E não como a que foi feita em muitas cidades do Piauí e do Brasil.

Outra prática que consideramos também muito prejudicial às plantas é a pintura dos troncos das árvores das ruas da cidade com cal. A cal (óxido de cálcio) obstrui os poros dos troncos das árvores impedindo a respiração das células podendo causar a morte das mesmas. Quem garante que a morte de muitas árvores pelas ruas da sua cidade não ocorreu em função disso, aliada a podas feitas de modo equivocado? 

 apoda07.jpg - 33.30 KB
ÁRVORES PINTADAS COM CAL COM O OBJETIVO DE EMBELEZAR A CIDADE, LEDO ENGANO.

Recentemente passando por uma cidade no interior do Estado do Ceará constatei palmeiras aparentemente pintadas com tinta colorida.

 apoda08.jpg - 29.82 KB
IBIAPINA, CIDADE CEARENSE COM PALMEIRAS DE TRONCOS COLORIDOS. TOMARA QUE ESSA MODA NÃO SE ESPALHE PELO BRASIL.

Essas maldades que estão sendo praticadas com as árvores também constituem um crime que é previsto na Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1988 (Lei dos Crimes ambientais):  Art. 49. Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia:

Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. Parágrafo único. No crime culposo, a pena é de um a seis meses, ou multa. 

Sites consultados:

www.deolhojornal.com/opiniao/meio-ambiente/poda-drastica-ultraje-meio-ambiente

www.ipef.br/publicacoes/curso_arborizacao_urbana/cap07.pdfv

www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_plantas_angiospermas_folhas.htm

www2.turmadoleleco.com.br/secoes/voce-sabia/as-plantas-produzem-o-proprio-alimento/

www.mp.rs.gov.br

www.sp.gov.br

 

 

www.000webhost.com