Artigos

A Festa da Carnaúba em Piracuruca - Piauí

A cidade de Piracuruca, situada na região norte do piauí, localizada a 196 km ao norte de Teresina, é cenário para a tradicional Festa da Carnaúba, a 1ª Festa da Carnaúba foi realizada no dia 7 de setembro de 1961, onde teve como fundador, uma das pessoas de maior expressão na cidade de Piracuruca, Dr. Manoel Cerqueira. A festa foi realizada no Grêmio Recreativo Piracuruquense.


BANDA MEXICANA ALMA LATINA QUE ANIMOU A PRIMEIRA FESTA DA CARNAÚBA


A idéia inicial da Festa da Carnaúba era promover a situação dos proprietários de carnaubais valorizando o pó e a cera da carnaúba.

Dr. Manoel recorreu ao governador da época (Chagas Rodrigues), que empregou um esforço enorme e chegou a recorrer a SUDENE e a Câmara Federal. O resultado foi a construções de galpões em toda a região, para que o trabalho se tornasse menos artesanal.

Na época, muitas autoridades e presidentes de associações se deslocaram para Piracuruca, como o presidente da Associação da Parnaíba, Ranulfo Torres Raposo. Dr. Manoel Cerqueira e amigos saíram nos interiores do município explicando o motivo da festa e recebendo doações de arrobas de cera como patrocínio para fazer a festa.

As primeiras rainhas foram filhas de donos de carnaubais, entre elas, Maria Antonieta de Brito Fortes, a primeira Rainha da Carnaúba.


MARIA ANTONIETA DE BRITO FORTES - 1961

 


REGINA MARIA CERQUEIRA - 1964



MARIA ANGÉLICA MAGALHÃES COSTA (DEQUINHA) - 1966

Durante a 1ª festa houve exposições de máquinas e produtos da carnaúba como cera e pó.

Em 1968, por decreto do governo do Presidente Artur da Costa e Silva, a Festa da Carnaúba passou a fazer parte do calendário turístico do Estado do Piauí.

Até hoje, a tradicional festa é realizada com muito glamour e beleza das rainhas, é um retrato vivo da nossa história.

www.000webhost.com