Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531
Portal Piracuruca - Desvendando o Piauí

Artigos

Mercado da Piçarra: o point gastronômico de Teresina

Geralmente os mercados públicos do Piauí são vistos como lugares de baixa salubridade, com a presença de lixo, sujeira, cães passeando, urubus circundando, falta de higiene dos permissionários, etc. Existem algumas exceções, é claro. Uma delas é o Mercado Público do Bairro Piçarra, tradicional praça de alimentação para o teresinense situado na Av. São Raimundo.

A Associação de Permissionários soma 140 comerciantes, dos quais 25 administram boxes do concorrido setor de alimentação. Como um mercado comum, o edifício também possui setor de venda de carnes, aves peixes, frutas e verduras, mercearias, etc. Mas é conhecido por todos como um dos mais típicos, atraentes e limpos centros gastronômicos de Teresina. Atrai diariamente não só teresinenses, mas turistas que visitam a Capital e se encantam com sua culinária apetitosa.

 api-01.jpg - 37.44 KB
PARTE DA FACHADA DO MERCADO DA PIÇARRA. 

 

api-01-a.jpg - 53.92 KB
COMO TODO MERCADO, O DA PIÇARRA POSSUI BOXES PARA VENDAS DE CARNES E PEIXES.

 api-01-b.jpg - 65.56 KB
O SETOR DE FRUTAS, LEGUMES E TUBÉRCULOS É MUITO VISITADO.

Ali temos uma certa integração sobre várias classes sociais de frequentadores: desde as pessoas mais humildes a políticos, empresários e profissionais liberais. O preço é acessível a todos e a culinária gratificante, simples mas apetitosa, sem pratos finos mas sim populares.

 api-02.jpg - 58.56 KB
NESTE HORÁRIO ESTAVA ASSIM, MAS NOS HORÁRIOS DE PICO É DIFÍCIL CONSEGUIR UM LUGAR À MESA.

Do lado esquerdo do galpão da Praça de Alimentação predomina os boxes de alimentação completa, onde se vende panelada, cozidão bovino e ovino, sarapatel, mão de vaca, bifes e a tradicional galinha caipira. Tudo isso acompanhado por Baião de Dois ou Maria Isabel, complementos indispensáveis da culinária piauiense.

 api-03.jpg - 58.58 KB
A TRADICIONAL MÃO DE VACA.

Do lado direito setor de alimentação, café da manhã reforçado, com café, bolo frito, leite, cuscuz, tapioca, pastéis, bolos, etc.

 api-04a.jpg - 58.03 KB
SETOR DE CAFÉ REFORÇADO ONDE PREDOMINA O CUSCUZ, O BOLO FRITO, O CAFÉ COM LEITE, ETC.

 api-05.jpg - 56.42 KB
ESTE É UM PONTO TRADICIONAL DE BOLOS CASEIROS DE MUITOS TIPOS.

 api-06.jpg - 47.57 KB
BOLO FRITO COM CAFÉ É IRRESISTÍVEL.

 api-07.jpg - 49.70 KB
CUSCUZ DE ARROZ DE TODOS OS TAMANHOS CONCORREM COM OS DE MILHO NA PREFERÊNCIA POPULAR.

 api-08.jpg - 58.29 KB
AS FUNCIONÁRIAS NÃO PARAM NA PREPARAÇÃO DA MASSA PARA SEUS PRODUTOS SABOROSOS.

Ventiladores com aspersão de gotículas de água fazem a ventilação local, embora insuficiente, mas que ameniza o forte calor da Capital.

 api-09.jpg - 58.06 KB
UM DOS VENTILADORES COM ASPERSÃO DO POINT.

Todo dia é dia de frequência acentuada de visitantes ao setor de alimentação do Mercado. Em dias comuns começa geralmente por volta das 05:30, horário em que já é possível a degustação de suas iguarias.  Porém é nas madrugadas pós-festas ou shows de artistas, e no alvorecer dos sábados, domingos e feriados que para o local acorrem centenas de teresinense e visitantes, lotando o point de 04 horas até as 09. Muitos que fazem caminhadas pela matina  também repõem suas calorias no Mercado da Piçarra...

 api-10.jpg - 49.49 KB
O SARAPATEL DE BODE É UM DOS PRATOS MAIS REQUISITADOS.

Todos os boxes de alimentação são atrativos. Mas destaca-se pela antiguidade, renome e qualidade de sua culinária o ponto de Maria da Paixão Lopes da Silva, ou simplesmente a Paixão, como é carinhosamente conhecida por todos. Ele é quase um sinônimo da Praça de alimentação do Mercado. Cozinheira antiga, seu quiosque é disparadamente o mais frequentado pelos visitantes e turistas.  Ela ostenta orgulhosamente num mural quadros com dezenas de fotos de importantes políticos, artistas e empresários que já passaram por seu ponto ao longo de mais de 10 anos.

 api-11.jpg - 59.45 KB
CARTAZ IDENTIFICANDO A FAMOSA BANCA DA PAIXÃO.

 api-12.jpg - 60.52 KB
COMO EM TODOS OS OUTROS QUIOSQUES, A LIMPEZA NO PONTO DA PAIXÃO É IMPECÁVEL.

 api-13.jpg - 63.57 KB
ESTA GALINHA AO MOLHO PARDO FEZ A FAMA DE PAIXÃO.

 api-14.jpg - 68.39 KB
HISTÓRIA NO MURAL: DEZENAS DE PERSONAGENS DA VIDA POLÍTICA, SOCIAL E EMPRESARIAL DO ESTADO QUE DEIXARAM MARCADA SUA PRESENÇA NO PONTO DA PAIXÃO.

A higiene tanto no interior dos boxes como nas áreas externas, a ventilação de aspersores e a culinária exuberante tornam o local um verdadeiro Patrimônio cultural de Teresina, ponto de encontro quase obrigatório dos que voltam de atividades que exigem um reforço alimentício...

 ap15.jpg - 55.02 KB
FEITA A MATÉRIA, CHEGOU NOSSA HORA DE PROVAR  PELA ENÉSIMA VEZ A CULINÁRIA LOCAL.

 
www.000webhost.com