Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531
Portal Piracuruca - Desvendando o Piauí

Artigos

Quando o passado vira pó

Nas cidades piauienses vemos com lamentável frequência velhos casarões ruírem paulatinamente pelo abandono, ou serem levados ao chão pela especulação imobiliária. Junto com eles parte de nossa História e de nossa Cultura. Lembranças perdidas de pessoas e fatos sociais.  Esta herança material é constituída por patrimônio fixo, tipo telhas, portas, ladrilhos, decorações de fachada, etc. e móveis, como baús, oratórios, cerâmica, porcelana, objetos metálicos, etc.

Em cidades como Teresina vemos isso em quase toda a zona central da Cidade. Estamos sempre em contato com esta triste realidade. Imóveis antigos derrubados indiscriminadamente para em seu lugar serem edificados lojas ou estacionamentos. Porém na zona rural do Estado, notadamente as mais ermas, este tipo de ruína por abandono ou reforma de antigos casarões é praticamente imperceptível aos olhos do interessado em nosso passado, em decorrência de seu afastamento dos centros urbanos. Poucos veem a desolação e ainda assim manifestam indiferença.

Um destes antigos casarões rurais pode ser exemplificado por um situado no local Residência, zona rural do município de Prata do Piauí. Deve ter entre 70 e 100 anos, especulamos.

 pp01.jpg - 61.24 KB
O CASARÃO DA LOCALIDADE ERMA RESIDÊNCIA, EM PRATA DO PIAUÍ.

Estilo antigo de casarão rural, rústico e imponente, com alpendre frontal, é totalmente constituído por paredes de tijolo adobe. O reboco já desapareceu há tempos, deixando expostos os tijolos crus.

 pp02.jpg - 48.34 KB
O TRADICIONAL ALPENDRE DOS CASARÕES RURAIS. AQUI, NO LOCAL RESIDÊNCIA, UM AMONTOADO CAÓTICO DE OBJETOS.

 pp03.jpg - 72.03 KB
DETALHE DE UM BALCÃO NO ALPENDRE. O BEIRAL SE ESTENDE ALÉM DO ALPENDRE.

Alicerça a cobertura do casarão vigas de madeira, provavelmente aroeira e como caibros e ripas, a carnaubeira. A velha edificação ainda está de pé, ainda resiste, apesar do abandono.

 pp04.jpg - 57.40 KB
A CARNAUBEIRA ONIPRESENTE NOS TELHADOS DOS CASARÕES PIAUIENSES, INCLUSIVE NESTE DE PRATA DO PIAUÍ.

 pp05.jpg - 64.25 KB
DETALHE DE UMA DAS FACHADAS DO CASARÃO, ONDE SE OBSERVA AS JANELAS E PORTAS RÚSTICAS, COM VERGAS RETAS.

 pp06.jpg - 79.64 KB
AMONTOADO DE LIXO NUM DOS CÔMODOS.

 pp07.jpg - 57.10 KB
JOGADO NUM CANTO DE UM DOS COMPARTIMENTOS DA CASA, UM BAÚ OU VELHA MALA DE MADEIRA APODRECE.

 pp08.jpg - 57.54 KB
AQUI, EM RUÍNAS, PROVAVELMENTE FOI UM DIA A COZINHA DO CASARÃO.

 pp09.jpg - 52.91 KB
ABANDONADOS NO ASSOALHO DA VELHA COZINHA, DOIS POTES BOJUDOS, UM DELES COM RÚSTICA PINTURA DECORATIVA.

 pp10.jpg - 61.51 KB
OUTRA IMAGEM DA DESOLAÇÃO QUE ATINGE O ANTIGO CASARÃO DO LOCAL RESIDÊNCIA.

 pp11.jpg - 44.17 KB
MAIS UMA TOMADA DA EDIFICAÇÃO ARRUINADA. OBSERVEM COMO O BEIRAL É EXTENSO.

O local hoje é apenas um ponto de referência para uma propriedade rural, onde se cria bodes. Passou por nossa cabeça tentar adquirir e talvez recuperar a velha mala e ainda os dois potes ou alguns ladrilhos soltos. Porém nosso guia nos alertou que podíamos esquecer disso, uma vez que o encarregado, da família dos proprietários, não faria qualquer tipo de concessão, e que o material viraria pó junto com a edificação.

Mesmo assim tentamos e, dito e feito, nada poderia sair dali, mesmo estando abandonado ou em decomposição.

Fazer o que? Pena, porque o casarão mesmo já está na reta final de desmoronamento. Mas alguns objetos poderiam ser salvos...

 
www.000webhost.com