Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531
Portal Piracuruca - Desvendando o Piauí

Artigos

O último bangalô residencial do centro de Teresina

Eles já tiveram seus tempos áureos, pelo menos até os anos 1960. Localizados principalmente na Av. Frei Serafim e no Centro, bangalôs e chalés aos poucos foram perdendo espaços para a modernidade. Muitos foram simplesmente demolidos para dar lugar a construções modernas. Outros alugados tiveram sua fachada e interior em grande parte alterados. Não havia mais espaço para eles. Os terrenos estavam por demais valorizados para antigos imóveis residenciais. Ficou o passado, a nostalgia e alguns renitentes, que insistem em continuar a viver espremidos entre prédios, estacionamentos e lojas comerciais.

No centro de Teresina mesmo restam poucos bangalôs, casarões ou sobrados residenciais, perdidos entre as estruturas comerciais e a selva de pedra, cimento e vidro. Um deles chama particularmente nossa atenção. Parece-nos ser não só o mais belo, mas também o mais central dos bangalôs dos anos dourados da vida teresinense. Fica na Rua 13 de Maio, ao lado do prédio do antigo BEP, hoje Banco do Brasil e repartições estaduais, possuindo características ecléticas.

 ban1.jpg - 53.32 KB
TOMADA DA FACHADA PRINCIPAL DO BANGALÔ DA 13 DE MAIO.

O casarão é recuado, de dois pavimentos, com paredes rebocadas com textura áspera, possuindo dois corpos principais na fachada principal; um mais recuado que o outro. Possui gradil de ferro especialmente decorado duas vezes: no portão e no meio do restante à guisa de muro, com graciosas e harmônicas figuras geométricas. Logo na entrada, onde fica a garagem, um agradável jogo de formas sinuosas enfeita o portão. 

 ban2.jpg - 130.42 KB
PORTÃO DE FERRO DA GARAGEM RICAMENTE DECORADO.

No restante do gradil, mais formas sinuosas, geométricas e ainda mais formosas adornam a frente. Observa-se no espaço frontal entre o corpo avançado do bangalô e o gradil uma piscina decorativa com azulejos multicoloridos.

 ban3.jpg - 123.59 KB
DECORAÇÃO NO GRADIL DA MURETA DO BANGALÔ. EM SEGUNDO PLANO, A PEQUENA PISCINA DECORATIVA MULTICOLORIDA.

Partes das paredes e muretas dos gradis são parcialmente recobertas com placas irregulares de siltito.

Ainda muito interessante na faixa de entrada é que as duas colunas que guarnecem o portão são encimadas por dois globos metálicos formados por cintas circulares equidistantes.

 ban4.jpg - 58.28 KB
COLUNAS DO PORTÃO ENCIMADAS POR GLOBOS METÁLICOS.

O acesso ao terraço inferior é feito através de arcadas duplas em verga plena de vãos aberto. Este terraço é encimado por outro superior com janelas de arco pleno guarnecidas por guarda-corpo corpo de madeira entrelaçados e retangulares. 

As Janelas inferior e superior da fachada avançada são de duas folhas, em verga reta, com bandeira de madeira/vidro, persiana na parte inferior e  caixilhos encaixando vidros. A janela superior é encimada por um frontão circular em alvenaria sem decoração sob a cumeeira. 

 ban5.jpg - 53.88 KB
DETALHES DO FRONTISPÍCIO DO BANGALÔ. ARCADA DUPLA (3), PAREDE COM REBOCO ÁSPERO (2) E FRONTÃO CIRCULAR (1).

O Telhado parece ser de três águas, e não abriga platibanda, com a água pluvial escorrendo pelos beirais.  A fachada se completa com três colunas que sustentam a estrutura.

Do lado direito do bangalô um prédio velho e mal conservado espreme, juntamente com o prédio do antigo BEP aquela pérola arquitetônica.

 ban6.jpg - 59.30 KB
NESTA IMAGEM NÃO SE VÊ O BANGALÔ (1), RECUADO E ESPREMIDO ENTRE O PRÉDIO DO BB (2) E UM VELHO EDIFÍCIO COMERCIAL (3).

Sem dúvida há um imenso apego sentimental dos proprietários em residir no centro daquela selva de pedra, com dificuldade para estacionar em sua própria garagem, barulho o dia todo e isolamento noturno.  Mas é a Teresina que se agiganta comercialmente no Centro e deixa poucos espaços para imóveis residenciais.

Não é só este bangalô ainda residencial que resiste a pressão comercial da Cidade. Existem uns poucos mais, porém talvez com os dias contados como imóvel residencial.

Abaixo dois exemplos de casarões residenciais “sobreviventes” no Centro:

 ban7.jpg - 48.17 KB
CASARÃO RESIDENCIAL AO LADO DA SEDE DO PARTIDO DEM, RUA ELISEU MARTINS, PRÓXIMO A PRAÇA DO FRIPISA. TELHADOS EM VÁRIAS ÁGUAS, COLUNATAS, ÓCULO, ABERTURA PARA ENTRADA DE AR OU LUZ (1) E CORREÇÃO TOPOGRÁFICA (2).

ban8.jpg - 34.22 KB

CASARÃO “VILA RECIFE” COM SUAS JANELAS COM BANDEIRAS, COLUNATAS DE PEDRA E MURO BAIXO. RUA LISANDRO NOGUEIRA, PRÓXIMO A PRAÇA JOÃO LUIS FERREIRA. FONTE MAPAS GOOGLE.

 ban9.jpg - 40.16 KB
POUCOS MESES APÓS A IMAGEM SUPERIOR, O PROPRIETÁRIO RESOLVEU ELEVAR SEU MUrO, BEM COMO RECHEÁ-LO DE PREGOS. TALVEZ PARA ESPANTAR AS VISITAS INDESEJÁVEIS. 

 

www.000webhost.com