Artigos

Um belo e abandonado casarão na Rua Senador Teodoro Pacheco em Teresina

O que restou da arquitetura antiga em Teresina é extraordinário. Mesmo com o desaparecimento de inúmeros prédios históricos e antigos ainda restam relíquias deslumbrantes. Infelizmente a tendência é que a maioria destas edificações do Centro se transforme em modernas lojas ou estacionamentos.

A Rua Senador Teodoro Pacheco (antiga Rua Bela), poucas quadras da Praça Pedro II ainda preserva alguma riqueza no casario antigo. Um deles, abandonado, se localiza entre as Lojas Americanas (lado esquerdo) e um estacionamento (lado direito). A edificação possui uma fachada deslumbrante.

 amer1.jpg - 38.82 KB
FACHADA DO CASARÃO ANTIGO.

O prédio possui 9,12 metros de frente por 40,60 de fundos, com a fachada principal voltada para o norte. Um atrativo para pontos comerciais ou estacionamentos. A imagem orbital Google abaixo situa a edificação em relação a outras e artérias.

 ame2.jpg - 51.69 KB
IMAGEM ORBITAL GOOGLE. O NOSSO CASARÃO É O “PRÉDIO ANTIGO”.

 ame3.jpg - 40.47 KB
OUTRA VISTA DA FACHADA PRINCIPAL

O casarão apresenta típicos estilos neoclássicos.  Possui simetria de fachada, decorada com elementos quadrangulares de alvenaria (1), cinco portas de folhas duplas, em arco ogival (2) com bandeiras de vidro multicoloridos com motivos florais. São emolduradas com cercadura em massa em todo o seu contorno (arquivolta) (3). Somente a porta principal, a central, possui duplas persianas. As outras quatro possuem folhas duplamente vazadas, com dupla aba, a guisa de janelas. 

A platibanda é vazada (4), ornamentada por balaustrada e encima a cornija, que me dispõe saliente em relação à fachada. É possível que fosse encimada com elementos decorativos, retirados por algum motivo.

O prédio possui telhado de três águas, sendo a porção frontal de menores dimensões e as longidudinais bem maiores. Possui quatro pilastras e nas porções extremas da fachada principal, onde estão os cunhais (5), calhas que trazem a água do telhado até o solo.

Merece destaque os vitrais das bandeiras das portas, com motivos florais em cores vermelha, preta e amarela. Certamente proporcionam um bonito jogo de luz interna, quando os raios solares da manhã e tarde atravessam os vitrais e formam um jogo colorido de iluminação que provavelmente se reflete no chão e nas paredes. 

 ame4.jpg - 35.04 KB
BANDEIRA COM VITRAL NAS PORTAS OGIVAIS DO EDIFÍCIO

Não estão presentes elementos neoclássicos como colunas com suas decorações greco-romanas, frontões, porão alto, etc.

Por mais que rebusquemos em nossa memória, não lembramos nada deste casarão. Porém, a se basear pelas portas, se não a única, mas pelo menos a última função sua foi comercial. Somente a porta central tem fechadura e pode ser aberto por fora. As outras são abertas já por dentro. Não são janelas rasgadas, com balcões ou grades de ferro, como seria de se esperar numa residência.

Esperemos que este belíssimo e exuberante exemplo de nossa antiga arquitetura consiga sobreviver à expansão acelerada do centro comercial teresinense.

 

 

 

www.000webhost.com