Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531
Portal Piracuruca - Desvendando o Piauí

Artigos

Amarante ontem e hoje

Cidade histórica do Piauí, a pitoresca Amarante, nas margens do Rio Parnaíba, é a mais portuguesa das cidades piauienses, com seus casarões e azulejos tradicionais. 

Inicialmente duas fotos separadas por mais de 50 anos: a mais antiga na lente do fotógrafo húngaro Tibor Jablonsky (1924-?), tomada em 1957; a segunda, mais recente, imagem de 2003. Em primeiro plano a cidade de Amarante, com sua espaçosa avenida e largo calçadão com muita arborização, Ao fundo, já do lado maranhense observa-se formas de relevo em mesas, no município de São Francisco do Maranhão.

 ama1.jpg - 34.01 KB
AMARANTE EM 1957, FOTOGRAFADO POR TIBOR JABLONSKY. ACERVO IBGE. 

É possível perceber abaixo que há uma razoável preservação das artérias e prédios históricos na cidade de Amarante, característica marcante de sua cultura, orgulhosa de seu passado áureo, do tempo das navegações do Rio Parnaíba.

 ama2.jpg - 31.69 KB
IMAGEM DO MESMO ÂNGULO TOMADA ANTIGA, AGORA EM 2003.

Pelas duas imagens abaixo é possível ver duas tomadas do Mercado público Municipal em épocas diferentes, tendo ao fundo a Igreja-Matriz da Cidade e, do lado maranhense, o relevo em mesa que caracteriza São Francisco do Maranhão. Vemos nesta imagem antiga imagem a variedade e riqueza da arquitetura colonial e elementos de outros estilos, com imensos casarões. O Mercado (1), com simetria de fachada, apresenta telhado com oito águas, portas e janelas com vergas retas e calçadão corretivo da topografia. Nos prédios ao lado, o primeiro (2) da esquerda apresenta portas e janelas em arco abatido; o segundo casarão (3) apresenta arcos plenos, decorados em alvenaria. Vê-se ainda ao fundo a Igreja-Matriz (4) e as mesetas de São Francisco do Maranhão (5).

 ama3.jpg - 53.72 KB
IMAGEM DO MERCADO PÚBLICO DE AMARANTE, NA LENTE DE TIBOR JABLONSKY. ACERVO IBGE.

 ama4.jpg - 55.60 KB
A MESMA IMAGEM, BEM MAIS RECENTE, TIRADA DE UM ÂNGULO UM  POUCO DIFERENTE. AO FUNDO, A IGREJA-MATRIZ E AS MESETAS DO MARANHÃO.

 
www.000webhost.com