Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

A PI-309 já está disponível para o tráfego, é uma rota alternativa para o litoral do Piauí que diminui consideravelmente a distância da capital até o munícipio de Cajueiro da Praia, onde fica a praia da Barra Grande, umas das praias mais procuradas do litoral Piauiense. A nova estrada se inicia aproximadamente 30km após o município de Piracuruca, em uma bifurcação na BR 343, bem próximo à antiga entrada do Povoado Deserto.


INÍCIO DA PI-309 A PARTIR DA BR-343, A CERCA DE 30KM DE PIRACURUCA


TRECHO DA PI-309 PERTO DE COCAL-PI

Print Friendly, PDF & Email

No dia 12 de maio de 2018 registramos o desmoronamento da capela do cemitério da Chapada do Bidoca, fizemos então uma matéria aqui no Portal para noticiar esse fato.


CONTRASTE ENTRE A SITUAÇÃO ANTERIOR E COMO ESTÁ A CAPELA DO CEMITÉRIO

 

Print Friendly, PDF & Email

Um grupo de sete aventureiros da cidade de Piripiri, resolveram comemorar o dia do Piauí de forma diferente, encararam nos dias 19 e 20 de outubro de 2018 uma empreitada nada trivial, percorreram de caiaque os 38km pelo Rio Parnaíba e Rio Igaraçu entre o povoado Barra do Longá em Buriti dos Lopes-PI e a Beira Rio em Parnaíba-PI, além dos piripirienses, a expedição intitulada “Expedição Ventania” contou com a participação de mais três caiaqueiros de Teresina e dois de Parnaíba.


PERCURSO DA “EXPEDIÇÃO VENTANIA”, BARRA DO LONGÁ -> BEIRA RIO EM PARNAÍBA

 

Print Friendly, PDF & Email

A Chapada do Bidoca é um recanto em Piracuruca que tem uma importância histórica muito relevante para o município e região, é um cenário composto de uma capela, um cemitério e das ruínas de um antigo casarão de pedra (Fig. 1,2) [1]. O lugar remete o Piauí e o Brasil à época da colonização nordestina, recebeu esse nome por causa de um coronel que habitou no local, o senhor Raimundo Machado de Brito, mas conhecido como “Seu Bidoca de Brito”, homem que viveu em um período de muita riqueza e abundância [2].


FIGURA 1 - CAPELA E CEMITÉRIO DA CHAPADA DO BIDOCA, REGISTRO DE 2004

 

Print Friendly, PDF & Email

Situado no município de Brasileira, norte do Piauí, entre Piripiri e Piracuruca, o povoado Saco dos Polidórios dista cerca de 64 km da sede municipal do primeiro e uns 55 da sede do Município que integra. O lugarejo fica nos limites com o município de Domingos Mourão, separados pelo Rio Piracuruca.

 saco1.jpg - 36.17 KB
ESTA PASSAGEM MOLHADA NO RIO PIRACURUCA É UM DOS LIMITES ENTRE O POVOADO (MUN. DE BRASILEIRA) E O MUNICÍPIO DE DOMINGOS MOURÃO.