Print Friendly, PDF & Email

O município de Bom Princípio do Piauí se localiza na microrregião do litoral piauiense, distante a cerca de 333km da capital Teresina, limita-se ao norte com Luís Correia, leste com Luís Correia e Cocal, sul com Buriti dos Lopes e Cocal e oeste com Parnaíba e Buriti dos Lopes. Foi no passado uma das passagens do trem que ligava o litoral do Piauí à capital Teresina.


ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA LOCALIZADA NO CENTRO DA CIDADE, DATADA DE 1922

 

Vários sítios arqueológicos com pinturas rupestres estão situados dentro dos limites do município, fizemos uma visita ao local no ano de 2013 para catalogar esses sítios e desenvolver uma pesquisa sobre a Geolocalização de Sítios Arqueológicos através do aplicativo Google Earth, esse trabalho foi feito em conjunto com Lanna Letícia Oliveira (na época aluna do IFPI Campus Parnaíba), e foi publicado nas Revistas Arqueologia Pública – UNICAMP e Tecnologia e Ambiente – UNESC-SC. Obtivemos na época um importante apoio da Sra. Ângela Bessa e do Radialista Toinho Cardoso que nos guiou até os sítios.


GEOLOCALIZAÇÃO DOS SÍTIOS VISITADOS NO MUNICÍPIO DE BOM PRINCÍPIO DO PIAUÍ

 

Ao todo foram catalogados 6 sítios com pinturas rupestres, são eles: Guaritas 1 - Gruta com Pinturas, Guaritas 2 - Painel com Pinturas, Guaritas 3 - Castelinho do Índio, Guaritas 4 - Gruta do Nêgo, Guaritas 5 - Pedra do Aviãozinho e Furna do Letreiro - Casa de Pedra.




GUARITAS 1 - GRUTA COM PINTURAS

 








GUARITAS 2 - PAINEL COM PINTURAS

 




GUARITAS 3 - CASTELINHO DO ÍNDIO

 




GUARITAS 4 - GRUTA DO NÊGO

 




GUARITAS 5 - PEDRA DO AVIÃOZINHO

 




FURNA DO LETREIRO - CASA DE PEDRA


Links para as revistas:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8635664

http://periodicos.unesc.net/tecnoambiente/article/view/1329