Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531
Relíquia arquitetônica na Rua Coelho Rodrigues

Relíquia arquitetônica na Rua Coelho Rodrigues

A Teresina de tempos idos resiste esporadicamente em velhos e muitas vezes condenados casarões. Em nome do progresso duvidoso se apaga o passado histórico e glorioso. Uma agonia que parece não ter fim.

No trecho da Rua Coelho Rodrigues entre a Praça João Luís Ferreira e a Rua Treze de Maio, ali próximo onde era o Cine Royal, uma pérola da nossa arquitetura talvez esteja exalando com seus últimos suspiros.

Na verdade, me parece que o velho casarão já foi seccionado ao meio, para dar lugar à entrada de um estacionamento nos fundos do terreno.

 cr01.jpg - 68.48 KB
O VELHO CASARÃO HOJE SE APRESENTA MUITO ESTREITO. OBSERVEM A ENTRADA DO ESTACIONAMENTO AO LADO, NO MESMO IMÓVEL, E O CORTE QUE PARECE TER SIDO FEITO DESTRUINDO A PORÇÃO DIREITA PARA A INSTALAÇÃO DO PORTÃO DE ACESSO DO ESTACIONAMENTO.

De estilo Eclético, o palacete, com telhado de duas águas, apresenta elementos arquitetônicos predominantemente neoclássicos (frontão, colunas, porão alto, cunhais, caixilhos de vidro, venezianas, etc. É elevado do solo a uma pequena altura, tendo para isso sido construído com porão alto, destinado a proteger as instalações superiores da umidade, como também acomodar serviçais ou escravos (dependendo da época). A imagem abaixo mostra em detalhe a imponência na hoje resumida edificação secular. Provavelmente deve ser do início do século XX.

 cr02.jpg - 108.32 KB
O CASARÃO APRESENTA PORÃO ALTO, COM DUAS ENTRADAS DE CLARIDADE/AR (ÓCULOS) (1); AZULEJOS NA FAIXA INFERIOR (2); CUNHAIS DESTACADOS (3); DUAS JANELAS ENTRE TRÊS COLUNAS,  SENDO A PARTE INFERIOR DESTAS COLUNAS DECORADAS COM FRISOS VERTICAIS (4); CORNIJA (5); PLATIBANDA, QUE ELIMINA O BEIRAL E ESCONDE O TELHADO (6), FRONTÃO SEMICIRCULAR DECORADO COM VOLUTAS E ENCIMADO POR UM IMPONENTE PINÁCULO  (7). OBSERVEM A ENTRADA DO ESTACIONAMENTO DO LADO DIREITO DO IMÓVEL.

  cr03.jpg - 114.00 KB
DO LADO ESQUERDO DO ESTREITO EDIFÍCIO A PORTA PRINCIPAL PARECE ACESSAR A UM CORREDOR. É ARTISTICAMENTE ESCULPIDA, COM UMA ESPÉCIE DE BANDEIRA EM ARGAMASSA, DECORADA ARTISTICAMENTE (1), ARCO ABATIDO, HERANÇA DO BARROCO (2) E, ENCIMANDO OS FRISOS DO ARCO, UMA MAGNÍFICA BOLA (3), ORNAMENTO MUITO COMUM NA ANTIGUIDADE. O PORTÃO DE FERRO, ALIÁS, DUPLO, O PRIMEIRO VAZADO, DEVEM SER ELEMENTOS MAIS RECENTES.

 cr04.jpg - 108.40 KB
AS DUAS JANELAS SÃO IGUAIS, COM FOLHA DUPLA, APRESENTANDO NA PARTE SUPERIOR BANDEIRA ENVIDRAÇADA, CAIXILHOS ENVIDRAÇADOS NA PORÇÃO MÉDIA E PERSIANAS NA INFERIOR.

 cr05.jpg - 64.04 KB
OS DOIS ÓCULOS (ENTRADAS DE AR/CLARIDADE) DO VELHO PALACETE. OS AZULEJOS, POSSIVELMENTE DE ORIGEM LUSA, COM AMARELO PREDOMINANTE, TALVEZ SEJAM DA MESMA IDADE DO EDIFÍCIO.

 cr06.jpg - 85.98 KB
IMAGEM MAIS DETALHADA DO PORTÃO DE ACESSO OBSERVANDO-SE COM MAIS NITIDEZ A BOLA DECORATIVA. GERALMENTE ERAM FEITAS DE MATERIAIS COMO CIMENTO, PORCELANA, PEDRA, METAIS, ETC.

 cr07.jpg - 51.47 KB
DETALHE DO FRONTÃO SEMICIRCULAR SOBRE A PLATIBANDA, APRESENTANDO VOLUTAS (HERANÇA DO BARROCO) SIMETRICAMENTE ESPAÇADAS E UM BELO PINÁCULO (TÍPICO DO ESTILO GÓTICO).

Tivemos certa curiosidade de conhecer os fundos do imóvel. Uma vez que ali funciona um estacionamento, para ali adentramos. Tão logo nos viu com uma câmera na mão, o arrendatário nos olhou com certa preocupação. Com muita educação nos explicou que o imóvel era herança de três pessoas e que as mesmas não viam com bons olhos a tomada de imagens internas. Assim não poderíamos fotografar o interior do casarão, que observamos estar em péssimo estado de conservação. Conseguimos, porém autorização para uma tomada externa da parte traseira do prédio.

 cr08.jpg - 105.61 KB
VISTA PARCIAL DA FACHADA ANTERIOR DO EDIFÍCIO, JÁ PARCIALMENTE ARRUINADA. OBSERVEM ESPESSAS COLUNAS DE TIJOLOS. TALVEZ SIRVA DE DEPÓSITO. NA DIREITA DA IMAGEM FOI CONSTRUÍDO UM BANHEIRO PARA OS CLIENTES, COMO PODE SE OBSERVAR PELAS LETRAS “EIRO”.

Dificilmente a área construída atual seria a mesma original. Com certeza a metade direita do prédio foi derrubada para dar acesso a veículos ao seu quintal, que se transformou em estacionamento. Mas não é muito difícil prever o destino do imóvel, por enquanto ainda de pé, mas abandonado, quase em ruínas.

Também desconhecemos por completo o histórico do palacete, quem construiu, que autoridade teria ali residido, se foi comércio ou repartição algum dia, etc.

 

www.000webhost.com