Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531
O Teatro 4 de Setembro em imagem do Início do século XX

O Teatro 4 de Setembro em imagem do Início do século XX

A imagem abaixo talvez seja a mais antiga da fachada e lateral do Teatro Quatro de Setembro e de parte da futura Praça Pedro II, tudo em Teresina-PI. Mostra populares em trajes típicos nos primeiros anos do século XX: roupa branca e chapéu de palha na maioria deles, cartola e bengala nos mais abastados. Destaque ainda para a ausência total de veículos motorizados e até de bicicletas


IMAGEM MUITO ANTIGA MOSTANDO A FUTURA PRAÇA PEDRO II (1), O TEATRO QUATRO DE SETEMBRO (2), O LOCAL ONDE SERIA O FUTURO RESTAURANTE CARNAÚBA, INAUGURADO EM 1952 (3), O TERRENO ONDE SERIA CONSTRUÍDO O CINE REX EM 1939 (4), A EDIFICAÇÃO DA ESQUINA, QUE AINDA EXISTE (5), O LOCAL ONDE SERIA INSTALADA A BOMBONIÉRE (6).

 

Observa-se destacando um imenso descampado, o vistoso Teatro Quatro de Setembro, inaugurado em 1894, em estilo português neoclássico, que também funcionou durante décadas como cinema dos irmãos Ferreira, oriundos da Síria, Miguel e Alfredo. Este descampado, até então a Praça Aquidabã, mas sem coretos, balaústres, bancos e lagos passaria futuramente a integrar a própria história do povo teresinense com o nome de Praça Pedro II.

Faz-se ainda ausente o Cine Rex, este por sua vez inaugurado em 1939 pelos comerciantes Bartolomeu Vasconcelos e Deoclécio Brito.

Também não havia ainda a Lanchonete e Bomboniére anexa ao Teatro, num prédio de dois pavimentos, que seria administrada pelas filhas de Alfredo Ferreira, Marlene e Zezé. Ali na nossa adolescência, quando frequentávamos os dois cinemas, nos deliciávamos com um sorvete Sundae, bolo de milho, refrigerantes, refrescos, etc.

 
A IMAGEM ATUAL MOSTRA O CINE REX (1), O TEATRO QUATRO DE SETEMBRO(2), O EDIFÍCIO DA ESQUINA, COMENTADO ABAIXO (3); A GALERIA E HOJE JARDIM, QUE ABRIGAVA O TRADICIONAL BAR CARNAÚBA, INAUGURADO EM 1952 (4) E O ESPAÇO QUE ABRIGAVA O EDIFÍCIO BOMBONIÉRE (5)

 

Na imagem do início do século XX pode ser observado ainda uma edificação praticamente isolada, no cruzamento das atuais Rua 13 de Maio e Senador Teodoro Pacheco, em estilo que lembra ligeiramente o neoclássico. Pelo menos do ponto de vista desta última artéria o edifício está isolado. Ainda existe o prédio, reformas a parte, funcionando ali umas lojas. Pela Rua Senador Teodoro Pacheco o edifício antigo parece ter sido secionado comercialmente ao longo do tempo, pois a continuidade apresenta diferença dos motivos antigos, na porta e no alto da fachada (platibanda), a partir do final da loja de nome Joana. Pela Rua 13 de Maio o prédio original parece se estender por outras lojas, já bastante modificados. Mas as portas também foram modificadas, pois as antigas se mostram em traves retilíneas e as atuais, em curva. Sobre a platibanda pode ter havido algum tipo de decoração, porém as placas comerciais podem estar encobrindo-os, se ainda existirem, como mostra a imagem Google Mapas abaixo. 

Tempos de romantismo, saudosos, lembranças de nosso passado...

www.000webhost.com