Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531
Mapas Pré-históricos do Arco do Covão

Mapas Pré-históricos do Arco do Covão

No norte do estado do Piauí, às margens da BR-343, município de Caxingó, 264 km ao norte da Capital, há um interessantíssimo sítio arqueológico, composto por um imenso paredão rochoso sob um imenso arco, daí o seu nome, Arco do Covão. Insere-se numa propriedade rural.


MAPA DE LOCALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO NO ESTADO

 

São dezenas de metros quadrados recheados com centenas ou milhares de símbolos multimilenários pintados em cor vermelha. É um dos mais concentrados agrupamentos de arte rupestre pré-histórica do Brasil.


O MISTERIOSO ARCO DO COVÃO

 


VISTA PARCIAL DO IMENSO AGLOMERADO DE PINTURAS EM VERMELHO

 

Um dos mais interessantes símbolos do Arco do Covão é, no nosso entender, após anos de estudos, uma cartografia pré-histórica. São provavelmente “mapas” ligando antigos centros de culto atlanto-brasílicos no norte do Piauí.

Quem trabalha com cartografia reconhece com espanto que aqueles mapas rupestres se assemelham até aos modernos. Os povoamentos são representados por círculos e as estradas ou caminhos, por linhas duplas e paralelas, ligando os círculos entre si.


MAPAS PRÉ-HISTÓRICOS DO ARCO DO COVÃO?

 

E que bosques sagrados eram estes? O principal era Sete Cidades. Os outros eram: Arco do Covão (Caxingó), Guarita (Bom Princípio do Piauí), Buriti dos Cavalos (Piripiri), Lapa (Pedro II) e Riacho Jacu (Capitão de Campos).

Interessante é que os arqueólogos costumam confundir estes mapas pré-históricos com redes de pesca! Afinal, como poderiam explicar uma cartografia pré-histórica?

É claro que a interpretação completa do contexto em que se inserem os mapas do Arco do Covão só seria possível com a elucidação completa das pinturas circunvizinhas. 

Grande parte da simbologia rupestre do Brasil é de natureza astronômica. E o Arco do Covão não foge à regra.


PINTURAS ENIGMÁTICAS DO ARCO DO COVÃO

 

Um sol irradiado perifericamente, cujos raios terminam em treze círculos, provavelmente está relacionado ao curso anual do nosso planeta ao redor do sol. Os treze raios com círculos poderiam nos induzir a acreditar num ano de treze meses, como acontecia com outros povos antigos.


ARCO DO COVÃO: SIMBOLOGIA SOLAR

 

A simbologia solar também fica patente nas numerosas cruzes pintadas no fabuloso paredão rupestre. Muitas delas são inscritas, ou seja, uma desenhada dentro de outra maior.


ABAIXO DE UM DOS “MAPAS” VÁRIAS CRUZES INSCRITAS

 

Na época que visitamos o local, raízes de plantas existentes por cima do arco recobriam parcialmente as pinturas, condenando-as a desaparecer lentamente. As autoridades estaduais da área de arqueologia fizeram a remoção destas raízes há alguns anos. É de suma importância a preservação deste patrimônio cultural do estado do Piauí.

www.000webhost.com