O que faz o frontão da Igreja de São Benedito de Valença num Museu de Teresina?

No Museu do Piauí, na Praça da Bandeira, em Teresina-PI está conservado um curioso monumento ou o que sobrou dele. É uma parte do frontão, inserida naqueles coroamentos geralmente triangulares que encimam e decoram os edifícios antigos ou igrejas, possuindo motivos variados e as vezes a data do edifício, como é o caso deste.

Trata-se de uma peça de pedra, rústica e irregularmente talhada, na qual estão esculpidos em alto relevo dois motivos serpentiformes em S invertidos e entre eles, no alto, algo como uma insígnia real ou episcopal.  No meio, pode-se observar entalhada a inscrição IMI e abaixo a data de 1772. O símbolo IMI refere-se à família de Jesus em latim (Jesus, Maria, José/ Iesus-Maria- Iosephus).

 iv1.jpg - 54.47 KB
A MISTERIOSA PEDRA DO FRONTÃO DE UMA ANTIGA IGREJA DE VALENÇA EM TERESINA.

Uma etiqueta identificativa do Museu ao lado da peça cita laconicamente “Frontão de uma antiga Igreja de Valença-PI”. Nada mais.

 iv2.jpg - 56.05 KB
EM DESTAQUE A IDENTIFICAÇÃO DA PEÇA.

Qual a origem desta peça de frontão?  Segundo o historiador Alencastre (1831-1871) já em 1762 o vigário Manuel Nunes Teixeira ofereceu as seguintes estatísticas de sua freguesia, criada em 1740 (Valença do Piauí): na vila, 10 fogos (casas), com 121 pessoas livres e 35 cativas; no resto da freguesia, 266 fogos, 52 fazendas de gado, 751 pessoas livres e 578 cativas. Ou seja, a freguesia já contava com 1.485 almas. A Freguesia já tinha porte para uma igreja de certa grandeza, já que o templo era o aglutinador da população.

Dizem que já em 1727 foi fundada a primeira igreja, São Benedito, embora a padroeira fosse Nossa Senhora da Conceição. Em 20 de setembro de 1762, a freguesia foi elevada à condição de vila com o nome de Valença do Piauhy.

Teria vindo esta pedra decorativa do frontão da Igreja de São Benedito, que por algum motivo foi retirada? Ou seria de uma peça de outra igreja hoje desaparecida ou vindo ainda outras vilas como Aroazes? Será que realmente aquela era uma peça do frontão da Igreja de São Benedito? Lembramos que a Igreja-matriz de Nossa Senhora da Conceição e do Ó, a padroeira do Município só foi erigida em 1898 e a peça tem a data de 1772.

A imagem abaixo mostra o frontispício da Igreja de São Benedito e os supostos locais de onde teria vindo àquela peça decorativa do seu frontão. Mas lembre-se que esta indicação se trata apenas de suposição.

 iv3a.jpg - 41.91 KB
IGREJA DE SÃO BENEDITO EM VALENÇA DO PIAUÍ, COM OS LOCAL ADEQUADOS A UM FRONTÃO ONDE ESTARIA A PEÇA MISTERIOSA.

Gostaria que os doutos historiadores ou mesmo curiosos esclarecidos nos informassem mais sobre a dita peça de pedra que repousa no Museu do Piauí sem maiores explicações.

 
www.000webhost.com