Antônia Arêa Leão: A primeira Miss Piauí

Antônia Arêa Leão foi a primeira miss Piauí, em 1929. Nascida na localidade Taboca, berço da família Arêa Leão, era muito bonita e educada e, segundo dizem, tinha tudo para ser eleita Miss Brasil, não fora um erro na rota e com isso chegou ao Rio de Janeiro no dia seguinte ao concurso. 

1 miss piaui antonia area leo acervo  apl1929.jpg - 30.31 KB
ANTÔNIA ARÊA LEÃO. ACERVO APL, 1929.

Eleita a primeira miss Piauí, Antônia, fora orientada que deveria viajar para disputar o concurso de Miss Brasil que seria realizado no Rio de Janeiro. Tudo organizado, Toinha, como era carinhosamente conhecida, atravessou o rio Parnaíba em canoa. Pegou o trem em Timon para São Luís, capital do Maranhão. Chegando em São Luís, embarcou em um navio, que primeiro passou em Belém. Houve alguns problemas e a embarcação só chegou ao Rio de Janeiro no dia seguinte ao concurso. Com isso nossa representante não pôde disputar o concurso de Miss Brasil. Ela perdeu o concurso, mas ficou bem conhecida pelo esforço pra chegar até o local do concurso.

Segundo Daslan Melo Lima, que possui a foto abaixo, a mesma está marcada com carimbo atrás que atribui a autoria a Ferreira Junior, fotógrafo com endereço na Rua 13 de Maio, 17,  Rio de Janeiro, adquirida em um antiquário. As duas jovens sentadas são  Miss Rio Grande do Sul, trajando roupa escura, e Miss Piauí, usando roupa clara. 


NA FOTO DE 26 DE ABRIL DE 1929, COM VÁRIAS PESSOAS, A MISS RIO GRANDE DO SUL, BILA ORTIZ (1) E ANTÔNIA AREA LEÃO (2).

No verso da imagem, um texto escrito com letra bonita diz, segundo Daslan Lima:

“Lembrança da “Hora Litteraria” em casa do deputado Salles Filho e offerecida a Miss Piauhy e Miss Rio Grande do Sul em 26 de Abril de 1929. Miss Piauhy, de claro, ao lado da corbeille clara. Miss Rio Grande do Sul, de escuro, ao lado da zorbeille escura.” 

E mais os nomes das pessoas que aparecem na imagem:

“Nair, Carmen, Neusa, Tidinha, Esther, Diva, Graziella, Julieta, Annanh, Dinah, Marianinha, Zizi, Jorge.”

Por mais que pesquisássemos não conseguimos identificar em que local ficava aquela casa da imagem, mas acreditamos que no Rio de Janeiro. O único deputado que encontramos com o nome Salles Filho seria muito novo para ser político nesta época.

Também muito bonita e elegante, a miss Rio grande do Sul Bila Ortiz, por sua vez, era natural da cidade gaúcha de Uruguaiana.

A imagem abaixo de aproximadamente 1973 mostra um momento histórico. O jornalista advogado e político cearense radicado no Piauí José Lopes dos Santos (1919-2006), então coordenador do concurso Miss Piauí, com Carlota Maria de Carvalho - Miss Piauí 1972 e Toinha Arêa Leão - que foi Miss Piauí antes da oficialização do evento, em 1929.

 
TOINHA ARÊA LEÃO ENTRE PERSONALIDADES

 

A Miss Piauí 1929, Antônia de Arêa Leão, morreu em 2010 no Rio de Janeiro.

 

Referências

Fortes, José. A primeira Miss do Piauí foi a longaense Toinha de Area Leão. Editado no Blog José Fortes em 18 de março de 2013. http://www.meionorte.com/josefortes/a-primeira-miss-do-piaui-foi-a-longaense-toinha-de-area-leao-244282.html

Lima, Daslan Melo. Sessão Nostalgia – ao redor de Bila Ortiz e Antonia de Arêa Leão, duas misses de 1929. Editado no blog passarelacultural. http://passarelacultural.blogspot.com.br/2010/11/sessao nostalgia_20.html

www.000webhost.com