O carneirinho de Oeiras

O afamado e arisco Carneirinho de Ouro, muito comum nas solidões rurais do Nordeste marca sua presença na zona urbana da antiga capital do Piauí, Oeiras, situada na porção central do Estado. 

Cidade muito antiga, cuja História se confunde com a do próprio Piauí, o então povoado Mocha foi elevado à categoria de freguesia em 1696, sob a invocação de Nossa Senhora da Vitória.

Hoje a nostálgica Oeiras mistura modernidade e progresso com um patrimônio cultural e arquitetônico ímpar no Estado.


VISTA GERAL DA CIDADE DE OEIRAS

 

Misturando velhas tradições portuguesas importadas da Metrópole com as superstições indígenas e dos antigos escravos negros, o caboclo da velha Mocha forjou ou adaptou suas tradições e lendas. E o misterioso e arisco Carneirinho de Ouro é uma delas.

Com efeito, é consenso da população de que a resplandecente marmota se abriga em fendas escabrosas dos morros que cercam a velhacap, principalmente no panorâmico Morro do Leme, nos subúrbios da cidade de Oeiras.

 
A CIDADE DE OEIRAS MIRADA PELA IMAGEM DA SANTA, VISTA DO MORRO DO LEME

 

Dali, daquelas encostas íngremes, o Carneirinho, ou melhor, uma tocha de fogo medonha e arisca, sai muitas vezes de seu esconderijo e circula rodopiando, com fagulhas chispantes, pelo morro. Também ousa até dar umas voltinhas pelo morro da Cruz, outra elevação do outro lado da cidade.

Dizem os mais crédulos que o ente fantasmagórico chega mesmo a percorrer as ruas da cidade pelas madrugadas, apavorando ocasionalmente alguns incautos transeuntes.

No alto do Morro do Leme foi construída a imagem de Nossa Senhora da Vitória, com 15 metros de altura, iluminada com resplendor durante a noite. Reza a tradição que o Carneirinho gosta de dar seus passeios noturnos pelos pés da Santa. E, como brilha tanto, como uma tocha de fogo, é visto de longa distância, causando espanto e admiração aos madrugadores.

Os habitantes de Oeiras contam ainda que o fenômeno tem como protetora uma igualmente sobrenatural e reluzente serpente, companheira de seus passeios. 

Como ocorre por todos os sertões, também na velhacap corre a tradição de que, quem conseguir capturar o Carneiro de Ouro, rico ficará...

www.000webhost.com