Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531
O magnífico Arco da Igreja de Valença do Piauí

O magnífico Arco da Igreja de Valença do Piauí

Valença do Piauí, município situado na porção centro-norte do Piauí possui em suas vastidões sertanejas imensas riquezas arqueológicas, históricas e naturais, a maioria ainda desconhecidas para os estudiosos.

Um dos mais impressionantes e pitorescos monumentos geológicos do município valenciano é o deslumbrante Arco da Igreja, na região de Buritizal, centro de grandes sítios arqueológicos.

  aval1.jpg - 45.66 KB
 O PORTENTOSO ARCO DA IGREJA.

Ali temos destacado em parte do maciço arenítico, um arco de uns 30 metros de altura por uns 30 metros de largura. Assemelha-se a um enorme portão em arco pleno, talvez de um obscuro castelo medieval, reino encantado de algum potentado nativo...

O inigualável portento da natureza é visível a centenas de metros de distância. De longe nos rendemos ante a magnificência do monumento pétreo, sem dúvida um marco orientador e sagrado para antigas civilizações brasílicas.

Mas é subindo o íngreme aclive do serrote que contemplamos extasiados o Arco da Igreja por baixo, de onde nos sentimos minúsculos ante a sua grandiosidade e o esplendor que sua vista impõe.

 aval2.jpg - 70.85 KB
NA BASE DO PAREDÃO ROCHOSO, AO PÉ DO ARCO, AO OLHARMOS PARA CIMA ESTA É NOSSA MAGNÍFICA VISÃO.

Ao lado direito do arco natural, na base da rocha, várias cavernas completam o caprichoso quadro erosivo sofrido pelo arenito.

 aval3.jpg - 81.22 KB
UMA DAS INTRIGANTES CAVERNAS NA BASE DO ARCO DA IGREJA.

O monumento do Arco da Igreja é um dos mais importantes ponto de visitação turística e de estudiosos que procuram se integrar às belas artes da natureza valenciana.

 aval4.jpg - 158.94 KB
 OUTRA IMAGEM DO IMENSO ARCO.

 Fonte:
Coutinho, Reinaldo. Antiguidades valencianas. Teresina, 2000.
www.000webhost.com