Araújo, o grande Mestre-Santeiro de Pedro II

Não mudou muita coisa no seu modesto ambiente de trabalho desde que o vimos pela primeira vez nos anos 1990. O mestre-santeiro José Joaquim de Araújo, nascido em 1952 e natural de Domingos Mourão começou a demonstrar sua extraordinária pré-fase em esculpir Arte Sacra por volta de 1961, em sua cidade natal, onde esculpia ex-votos por encomenda.

 ar1.jpg - 62.79 KB
ARAÚJO MORA NESTA CASA NA VILA KOLPING, EM PEDRO II. 

Em 1973, o extraordinário mestre-santeiro Mestre Dezinho (1916-2000) e o tio de Araújo, o não menos extraordinário Mestre Expedito (hoje aos 81 anos), convidaram o então jovem pretendente a Mestre-Santeiro para ajudá-los na construção das portas da igreja da Vermelha em Teresina. Com este trabalho bem sucedido as encomendas teve início a fama de Araújo e as encomendas de peças sacras não pararam mais. 

 ar2.jpg - 53.66 KB
IMAGEM DE UNS 15 ANOS MOSTRANDO O DO MESTRE-SANTEIRO EM SEU LABOR.

Residente numa modesta casa do conjunto popular Vila Kolping, em Pedro II-PI, Araújo tem suas obras expostas e admiradas na Itália, Alemanha, França, Espanha, Portugal e outros países. Sempre acompanha ou envia um representante parar exposições pelo mundo afora.

 ar3.jpg - 50.86 KB
DIAS DE HOJE. O EXTRAORDINÁRIO ESCULTOR DE ARTE SACRA TRABALHA AINDA TRABALHA COM AFINCO PARA ATENDER SEUS PEDIDOS.

O pacato escultor de Pedro II trabalha habilmente suas peças, em geral de imburana de espinho, de troncos mortos, derrubados nos desmates.

Muito requisitado, atualmente faz peças grandes para o bispo de Parnaíba, D. Alfredo. Já em maio de 2014 nos confirmou que suas encomendadas chegavam até novembro do mesmo ano.

A esposa Verônica e o filho também seguem a mesma trilha artística de Araújo, sendo sua mulher autora de esculturas profanas, sertanejas, cenas eróticas,  índios, etc.

 ar4.jpg - 46.37 KB
A ARTE SANTEIRA DO FILHO DE ARAÚJO.

Parabéns ao filho adotivo de Pedro II e sua família de artesãos que tornam ainda mais extraordinária a arte, a cultura e o artesanato desta cidade cativante, a “Suíça Piauiense”.

 
www.000webhost.com