Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531
Arquitetura antiga da Ótica Matos na Praça Rio Branco em Teresina

Arquitetura antiga da Ótica Matos na Praça Rio Branco em Teresina

Bem antes de a Praça Pedro II se tornar o centro glamoroso da capital piauiense, era a Praça Rio Branco que detinha este título. Iluminação elétrica precoce, bares, restaurantes, cinemas, passeio público, espaços de lazer, etc. Ali se reunia ou passeava a fina flor da sociedade teresinense das primeiras décadas do século XX.

 aaa1.jpg - 28.23 KB
IMAGEM ANTIGA DA PRAÇA RIO BRANCO. A DIREITA PODE SER OBSERVADO UM BANGALÔ ONDE SE FAZIAM APRESENTAÇÕES. REPRODUÇÃO.

Segundo o jornalista Toni Rodrigues (Aquidabã, 2000) nas suas imediações existia o Cine Pálace e dentre inúmeros cafés, o Café familiar, Café Rio Branco, e outros, onde serviam bebidas geladas, café, doces, licores e petiscos. Havia também o café e Restaurante avenida, servindo refeições e cervejas geladas. Em suma, a vida social girava em torno da Praça Rio Branco até nos anos 1920.

 aaa2.jpg - 37.01 KB
CERVEJA GELADA ERA MESMO NO RESTAURANTE AVENIDA. REPRODUÇÃO.

Com o tempo a charmosa Praça foi perdendo este posicionamento para a Praça Pedro II, com seus cines Rex e Cine-Teatro 4 de Setembro, seus lagos, coretos e balaustradas. Inexoravelmente a maior parte dos prédios antigos da glamorosa Praça Rio Branco foram desaparecendo, dando espaço para edificações modernas, de cunho comercial.

Algumas permaneceram pelo menos com parte da fachada original, em geral com estilo neoclássico e/ou eclético. Um destes pontos comerciais é atualmente a Ótica Matos, situada no cruzamento das ruas Coelho de Resende com Simplício Mendes. A empresa possui mais de 50 anos no ramo de ótica e relojoaria com várias filiais. A presença da ótica naquele local não é antiga. Parece-nos que há uns dez anos funcionou ali uma farmácia.

 aaa3.jpg - 80.32 KB
UM EXEMPLO DA ANTIGA ARQUITETURA DO CENTRO COMERCIAL DE TERESINA.

Estrategicamente situada num cruzamento de muito movimento, a ótica, ou o que restou do prédio antigo de paredes espessas, possui três portas voltadas para a Rua Simplício Mendes e quatro outras para a Rua Coelho Rodrigues. Todas são simétricas, de arco ogival com bandeiras de madeira e possuem arquivolta decorativa ao seu redor. Na verdade são seis vitrines e uma porta verdadeira, de acesso. 

O Edifício fazia parte de um maior juntamente com a construção à esquerda. No alto a platibanda esconde o telhado e joga a água na calçada através de canaletas. A dita platibanda possui adornos de alvenaria simétricos, de forma retangular. Encimando a platibanda não há esculturas, pináculos, compoteiras nem outros motivos decorativos. Uma coluna na quina do edifício arremata em capitel e sustenta o entablamento. As cornijas são bem salientes.

 aaa4.jpg - 42.08 KB
ELEMENTOS ARQUITETÔNICOS DO EDIFÍCIO.

Embora não conheçamos o histórico do prédio, ou desta parte do prédio, com certeza é uma herança do início do século XX. Esperamos que pelo menos fachada permaneça como patrimônio histórico da já muito desfigurada Praça Rio Branco.

 

www.000webhost.com