Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/log/entry.php:1) in /storage/ssd4/909/1073909/public_html/libraries/joomla/session/session.php on line 531
Fazenda Canto: Opulência do passado

Fazenda Canto: Opulência do passado

Poucos kms na estrada carroçável de Piripiri-PI rumo a cidade de Batalha nos leva até a Fazenda Canto, do Sr. Chagas Ramos. Trata-se de um latifúndio dos dois lados da estrada, que reflete a grandiosidade de um passado ruralista, onde o poder e a pompa estavam nas mãos dos grandes proprietários de terras, donos de imensos rebanhos de gado bovino e de escravos... 


MAPA DE LOCALIZAÇÃO DE PIRIPIRI



VISTA GERAL DA SEDE DA FAZENDA

 

Além da grandiosidade do latifúndio, com imensos capinzais, pastos, currais e infraestrutura em geral, chama a atenção do visitante duas vistosas relíquias do passado. 

A primeira é a casa sede original da fazenda, construída, segundo nos garantiu em 2013 a moradora do local, há 122 anos, portanto, por volta de 1891, logo após a abolição da escravatura (1888). Teria sido edificada pelo Coronel Antônio Coelho de Rezende (1845-1928), importante comerciante e político que foi Intendente Municipal de Piripiri nos períodos 1893/1896 e 1901/1904.

O intendente teve muitos filhos. Um deles foi de João Coelho de Rezende (1884-1954), procurador, fazendeiro e Prefeito nomeado no período 05-05-1947 a 15-01-1948. João Coelho foi sogro do atual proprietário. 

As edificações revelam uma arquitetura típica da época: telhado sustentado por madeira de carnaubeiras, paredes espessas de tijolos secos ao sol e grossas colunas. Uma “mansão” suntuosa para a época. Hoje são os moradores da propriedade que residem ali, já que foi construída uma casa moderna para os proprietários.


IMAGEM DA ANTIGA CASA DE FAZENDA.


Outra curiosidade arquitetônica impressiona: trata-se de um formoso curral de pedra, com aproximadamente 30 metros de largura por 80 de comprimento. Foi construído por escravos libertos e camponeses, pouco após a abolição. É uma imagem mais comum no sul-sudeste do estado do que aqui pelo norte. Deve ser da mesma idade da casa de fazenda, segundo os caseiros da fazenda.


VISTA GERAL DO CURRAL DE PEDRA DA FAZENDA CANTO

 

As paredes são totalmente formadas por regulares blocos cortados de arenito, preenchidos com alguma argamassa e lascas de rocha, alcançando até cerca de 1,80 metros. Mostram um esmerado trabalho de arquitetura rural antiga. 


DETALHE DO ENCAIXE DAS PEDRAS NA ENTRADA DO CURRAL

 

No interior do formoso curral de pedra há um imenso cocho, coberto por telhado, que ocupa toda a extensão de comprimento do recinto, onde se coloca ração e sais minerais para as vacas.

Na área aberta da fazenda, ao lado do curral de pedra, outro imenso cocho alimenta o gado bovino. Todas as divisões possuem argolas, para fixar o bovino na hora da alimentação, impedindo que um se alimente da ração destinada a outro.


IMAGEM DO COXO EXTERNO AO CURRAL DE PEDRA

 

No meio de uma vegetação de transição, onde por vezes aparecem elementos da Caatinga, a maior parte da Fazenda canto é úmida, relativamente bem drenada, com fartos capinzais que alimenta alguns milhares de bovinos.


CACTÁCEA NA FAZENDA CANTO

 
www.000webhost.com